sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Poesia na Escola

O trabalho instigante de Jeosafá Fernandez Gonçalves utilizando-se da poesia.

O AUTOR Jeosafá Fernandez Gonçalves, nascido em vila Ede, bairro quase rural da Cidade de São Paulo dos idos de 1963, é oitavo filho de um total de onze que tiveram seu João e dona Maria. Aluno desde sempre da escola pública, iniciou sua escolarização no excelente Grupo Escolar Maria Montessori da década de 1970; cursou o Ensino Médio, na década seguinte, na Escola Estadual Prof. Sebastião de Souza Bueno, carinhosamente chamado de Tião pelos alunos – hoje, por situar-se no Bairro de Vila Medeiros, zona norte da Capital conhecido como “Medeirão”. Na década de 1990 cursou Letras na USP, onde se doutorou em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa em 2002. Atualmente é doutorando em Educação nessa mesma Universidade. Professor dos níveis de ensino Fundamental, Médio e Superior, dirigiu instituições de Ensino Básico e é autor de poesia, ficção e obras didáticas relacionadas à literatura e à língua portuguesa.

OS LIVROS

Poesia na Escola
12 Receitas do Professor Jeosafá -
Ensino Fundamental, Séries Iniciais


168 páginas

Este livro é dedicado aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental que, com muito empenho, se dedicam a transformar o processo de letramento em uma conquista além do domínio mecânico da leitura e da escrita.

O encantamento que a leitura pode propiciar vai depender e muito, do modo como o professor e os alunos se apropriem dos textos, da magia que descubram por trás de símbolos e sinais.

Aqui se trata exclusivamente da poesia, que, entre os gêneros literários, é o que mais sofre com a aguda crise de leitores. E é nesta fase de desenvolvimento cognitivo que o professor poderá atrair as crianças para a sua leitura e fruição.


Poesia na Escola
12 Receitas do Professor Jeosafá -
Ensino Fundamental, Séries Finais


132 páginas

O trabalho com poesia em séries finais do Ensino Fundamental é uma das atividades mais gratificantes para o professor de língua: as possibilidades são muitas, os alunos são receptivos, o repertório linguístico mobilizável pelas práticas escolares já é considerável e o texto poético opera num campo privilegiado do saber: o da criatividade.

Nesse nível de ensino encontramos alunos que são, a rigor, crianças ainda. Porém, fruto de importantes transformações físicas e psicológicas, nos vemos também frequentemente diante de típicos adolescentes. O trabalho com poesia nessa faixa etária e nesse ciclo da educação escolar atende, assim, a necessidades urgentes de alunos pré-adolescentes e adolescentes, aproveitando neles o que nessa faixa ainda não está soterrado por leituras obrigatórias: a criatividade.


Poesia na Escola
12 Receitas do Professor Jeosafá -
Ensino Médio


128 páginas

Este livro foi escrito para o professor que atua no ensino médio: com adolescentes e muitas vezes, com jovens adultos. O tema é a poesia, este gênero mais esquecido do que qualquer outro e que precisa urgentemente ser resgatado pela escola e pelo professor.

A escola muitas vezes joga contra o amor, o prazer e a felicidade. Corações e mais corações de estudantes são empedernidos contra poetas e romancistas pelo fato de serem introduzidos como castigos e preparação para exames. Mas a poesia, na maioria dos casos, nem para exames e castigos é lembrada – e talvez nisso resida um pouco sua sorte.

um lançamento

Nenhum comentário: