quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dos à Deux


CAIXA Cultural traz a Curitiba a companhia de teatro gestual franco-brasileira Dos à Deux

As peças são compostas pelas premissas do teatro gestual

O Teatro da CAIXA apresenta, de 17 a 20 de dezembro, “Dos à Deux” e “Aux Pieds de La Lettre”, peças da Companhia Dos à Deux. Os espetáculos são regidos pela simplicidade e pela poesia, utilizando poucos recursos materiais para despertar emoções.

Cenários simples se transformam em cena, como as duas cadeiras em "Dos à Deux", espetáculo que dá nome a companhia e que faz uma releitura de “Esperando Godot”, de Samuel Becket, ou apenas uma mesa em "Aux Pieds de la Lettre", na qual pequenas loucuras solitárias, delírios, rituais de sobrevivência, manias e digressões ecoam por meio de uma gestualidade poética.
"A gente sempre partiu do desafio de contar uma história sem usar a palavra. Será uma oportunidade de o público curitibano ver ou rever nosso trabalho, um privilégio de poder assistir dois temas distintos dentro de uma mesma linguagem estética” explica André Curti, um dos fundadores da Companhia. Artur destaca que a plateia brasileira "é um público mais espontâneo, como os italianos e espanhóis, outros povos latinos" e, portanto, mais acolhedor.
A Companhia esteve, em 2008, na CAIXA Cultural Curitiba com o espetáculo “Saudade em Terras D’água”. Os criadores adiantam que o espetáculo “Fragmentos do desejo”, que estreou em novembro de 2009 em Paris, terá temporada no Brasil no segundo semestre de 2010. Outro plano é a fundação de uma sede no Rio de Janeiro “para fazer um intercâmbio entre atores brasileiros e franceses e poder ficar mais tempo por aqui" garante Artur.
Companhia Dos à Deux
Partindo da premissa de que um gesto, assim como uma imagem, vale mais do que mil palavras, a dupla de atores-dançarinos brasileiros, radicados em Paris, André Curti e Artur Ribeiro criou a Companhia Dos à Deux, com o objetivo de desenvolver uma linguagem de teatro gestual acessível a todos os públicos de qualquer lugar do mundo. Já possuem mais de 10 anos de estrada com espetáculos que encantaram e emocionaram plateias de 47 países.
Por meio de gestos contínuos que desenham uma coreografia típica de dança, fazem nascer uma forma híbrida entre a dança e o teatro. Desde 1997, Artur e André desenvolvem uma pesquisa sobre o movimento, a linguagem do gesto e sua teatralidade. A pesquisa se apoia na musicalidade do movimento, por onde o intérprete orquestra as emoções, as intenções e as situações das personagens. O movimento não ilustra, mas sugere e acompanha a personagem, lhe dando poder emocional.
O teatro gestual reflete sobre a maneira como o gesto pode nutrir a teatralidade, os artistas passaram a gerar uma escritura ao mesmo tempo coreográfica e dramática, em que a estética busca a universalidade atemporal e geográfica.

Serviço: Peça “Dos à Deux” Data: 17 e 18 de dezembro Horários: quinta e sexta 21h Peça “Aux Pieds de La Lettre” Data: 19 e 20 de dezembro Horários: sábado 21h e domingo 19h Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: