sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

APESAR DE VOCÊS



APESAR DE VOCÊS
- Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985
de James N. Green


Páginas - 584

A paixão pelo Brasil transparece desde as primeiras linhas de Apesar de vocês, livro com que o norte-americano James N. Green apresenta o resultado de décadas de pesquisa. O rigor metodológico e a monumental documentação reunida não o impedem de realizar um engajado tributo às pessoas que, muitas vezes movidas pelo puro sentimento de solidariedade, combateram nos Estados Unidos as atrocidades da ditadura militar brasileira.

Analisando as relações Brasil-Estados Unidos entre as décadas de 1960 e 1970, o autor adota como marco inicial a gênese do golpe de 1964, claramente estimulado pela diplomacia norte-americana e legitimado em tempo recorde pelo presidente Lyndon Johnson. Green demonstra que as progressivas limitações às liberdades individuais no Brasil geraram veementes protestos nos meios universitários, religiosos, políticos e artísticos dos Estados Unidos.

Apesar de vocês se detém com especial atenção sobre a rede de denúncias que, intensificada com o recrudescimento da repressão no Brasil, conseguiu levar até o Congresso norte-americano a discussão sobre a continuidade da ajuda militar e financeira à ditadura, lançando as bases do movimento internacional pela defesa dos direitos humanos.

O AUTOR
James N. Green


É professor de história e estudos brasileiros na Brown University. Morou por oito anos no Brasil, onde foi um dos fundadores da primeira organização de defesa dos direitos dos homossexuais do país. Doutorou-se em história latino-americana na UCLA, em 1996, e atualmente preside o New England Council on Latin American Studies (NECLAS).




UM LANÇAMENTO






Nenhum comentário: