O Grupo RBS anunciou recentemente algumas mudanças no seu quadro. Seguindo uma tendência mundial, o jornal Zero Hora agora conta com uma editora de mídia sociais. Outros jornais como o The New York Times, BBC e o Estadão já haviam criado a mesmo função esse ano. A jornalista Barbara Nickel, que já trabalhava no site da zerohora.com desde seu lançamento, em 2007, assumirá o posto e irá monitorar as redes (como Face Book, Twitter, You Tube e Orkut, entre outras), acompanhando tendências, sugestões, críticas e perguntas dos leitores.
Sobre a necessidade da criação do posto, Barbara comenta: “As pessoas não estão mandando somente e-mails, mas também utilizando as mídias sociais para se comunicar conosco. Por esse motivo, o Grupo RBS julgou necessário que alguém fosse incumbido de checar o que está acontecendo nessas mídias, tanto para sugestões de pauta, quanto o que está sendo falado sobre o veículo”.
A novidade foi anunciada no Encontro RBS de Jornalismo e Entretenimento, que aconteceu no início do mês em Florianópolis (SC). Bárbara destaca que, por ser algo novo em vários meios de comunicação, ainda não existem rotinas ou modelos para serem seguidos e servirem de inspiração: tudo ainda está em fase de construção. A jornalista já trabalhava com mídias sociais, sendo uma das responsáveis pelas contas da Zero Hora no Twitter e Face Book.
“É fantástico ter esse cargo. Não importa se a empresa quer ou não estar na redes sociais, estão acontecendo coisas importantes ali. Pode ser que daqui a pouco não sejam as mesmas ferramentas, mas dificilmente iremos voltar atrás no uso de mídias sociais”, enfatiza Bárbara.
Outra mudança corporativa do Grupo RBS é o desligamento da Diretora de Marketing Corporativo, Lúcia Bastos, a partir de janeiro de 2010. A atual assessora de Comunicação do grupo, Anik Suzuki, passará a responder pela área, como gerente executiva de Comunicação Corporativa.
(Comunique-se)
Nenhum comentário:
Postar um comentário