Jornalistas participantes do debate “O que um jornalista precisa para se integrar à Era das Novas Mídias”, do 3º MediaOn, defenderam o uso das mídias sociais como uma forma de colaboração na cobertura. O painel foi formado por Tiago Dória, jornalista e editor de blog sobre cultura, web, tecnologia e mídia hospedado no IG ,e José Roberto Toledo, jornalista especializado em política e jornalismo de precisão. A discussão foi mediada por Carlos Drummond, coordenador do curso de jornalismo multimídia das Faculdades de Campinas (Facamp).
“No caso da prova do Enem, o Estadão descobriu o suspeito por meio do Orkut e Facebook, isso primeiro que a Policia Federal. O que mostra como é importante um jornalista fazer parte de uma rede social”, declarou Toledo.
O jornalista também disse que o Twitter é uma importante ferramenta para os jornalistas. “As pessoas colocam informações jornalisticamente relevantes lá”, defendeu Toledo, que ainda acrescentou. “O Twitter é como um garfo, você pode usar pra se alimentar ou para espetar alguém”.
Tiago Dória destacou que no uso das redes sociais deve haver uma cooperação entre jornalista e leitor. “É necessário levar as pessoas a conhecer melhor o mundo, mas fazer também com que elas te ajudem nessa missão”.
Dória também abordou a questão da quantidade de informação, do fácil acesso e da disputa do tempo dos leitores. Para ele, a receita do sucesso online vai além da parte operacional. “É preciso dominar os conceitos e não as ferramentas. Elas são um meio para ir a algum lugar. Hoje é o Twitter, amanhã é outra ferramenta. As ferramentas vão e voltam e os conceitos ficam”, declarou.
“No caso da prova do Enem, o Estadão descobriu o suspeito por meio do Orkut e Facebook, isso primeiro que a Policia Federal. O que mostra como é importante um jornalista fazer parte de uma rede social”, declarou Toledo.
O jornalista também disse que o Twitter é uma importante ferramenta para os jornalistas. “As pessoas colocam informações jornalisticamente relevantes lá”, defendeu Toledo, que ainda acrescentou. “O Twitter é como um garfo, você pode usar pra se alimentar ou para espetar alguém”.
Tiago Dória destacou que no uso das redes sociais deve haver uma cooperação entre jornalista e leitor. “É necessário levar as pessoas a conhecer melhor o mundo, mas fazer também com que elas te ajudem nessa missão”.
Dória também abordou a questão da quantidade de informação, do fácil acesso e da disputa do tempo dos leitores. Para ele, a receita do sucesso online vai além da parte operacional. “É preciso dominar os conceitos e não as ferramentas. Elas são um meio para ir a algum lugar. Hoje é o Twitter, amanhã é outra ferramenta. As ferramentas vão e voltam e os conceitos ficam”, declarou.
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