quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Para se manterem atualizados, internautas usam o Twitter

Pesquisa realizada pela In Press e a E.Life revelou que os internautas brasileiros têm diferentes motivos que os levam a usar as ferramentas de mídia social. Quem usa o Twitter, por exemplo, quer se manter atualizado. Aliás, o twitteiro usa a ferramenta mais de 41 horas por semana, como fazem também os blogueiros. Pelo menos foi o que disseram 63% e 44,7% deles, respectivamente.

O Twitter também é a ferramenta que mais recebeu cadastros novos nos últimos três meses. Foram 43%, seguido do Facebook (10%), e do Linkedln, (4,3%).

O Orkut reúne o maior número de usuários pesquisados (89,6%) e apareceu estagnado em relação a novos usuários de agosto a outubro deste ano. O microblog ficou em segundo lugar (80,1%) em número de cadastrados identificados no estudo. YouTube aparece em terceiro, seguido dos blogs (65,5% dos entrevistados disseram ter blogs e atualizá-los com freqüência) e do Facebook.

Os internautas contaram permanecer até 41 horas semanais navegando. Sessenta e três por cento daqueles que usam o Twitter e 44,7% dos que têm blogs ficam mais de 41h por semana online. Já 28,8% de quem tem perfil no Orkut ficam online menos de 16h por semana.

Motivos diferentes
Os internautas têm diferentes motivos que os levam a acessar as ferramentas de mídias sociais. O Twitter, pelo que mostra o estudo, é usado por quem quer se atualizar. Já o Orkut é usado para quem prefere se manter próximo à sua rede social. Quem usa o YouTube está em busca de um passatempo e de informações sobre lazer e entretenimento. Os blogueiros estão preocupados em divulgar conteúdo próprio e também procurar notícias e informações.

Atividades
As atividades de mais destaque entre os usuários está a de assistir a vídeos online – 98,2% dos internautas acessam a web para isso. Já quase 90% dizem que deixam algum tipo de comentário em blog ou site de notícias. Cerca de 74% acessam a rede para escrever seu próprio blog.

Produtos e serviços
A web é um campo vasto para quem quer falar de produtos e serviços. Há quem a use para reclamar de determinado serviço, por exemplo. O Twitter é o espaço escolhido opor 27% dos usuários. Já os blogs para cerca de 15%. Os dois juntos somam os maiores índices dessa atividade entre as ferramentas mais usadas.

Noventa por cento contaram que pesquisam opções de produtos e serviços na internet antes de comprar, enquanto 45% recomendam produtos e serviços a outros internautas.

Nenhum comentário: