quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MOSTRA DE CINEMA AFRICANO


De 17 a 20 de novembro de 2009

Realização

Aliança Francesa de Curitiba

Local

Cinemateca de Curitiba

Entrada franca

Classificação indicativa 16 anos para a mostra

Versão original em francês com legendas em português


Exibição de obras raras do cinema africano, premiadas com o troféu Semental de Yennenga no Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Uagadugu, mais conhecido como Fespaco, criado em 1969. Na mostra, os curitibanos poderão conhecer cinco longas da produção africana, que abordam temáticas como a adequação cultural, a estratificação social e o apego às tradições.

Dia 17, às 16h:

Heremakono - Esperando a Felicidade / Heremakono - En attendant le Bonheur (França/França/Mauritânia, 2002 – 95’ – col.)

De Abderrahmane Sissako.

Com Fatimatou Mint Ahmedou, Khatra Ould Abdel Kader, Makanfing Dabo, Mohamed Ould Abeid Maata, Mohamed Ould Mohamed Mahmoud, Nana Diakité, Nèma Mint Choueikh.

Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra, que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local.

Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam uma felicidade hipotética.

Seleção oficial: Un Certain Regard, Cannes 2002

Prêmio da Crítica Internacional, Cannes 2002

Étalon de Yennenga Fespaco 2003






Às 20h:

Djeli - (França, 1981 – 92’ - pb). De Fadika Kramo-Lanchiné.

Com El Hadj Syndou Dembélé, Fatou Quatara, Joachin Quatara Yao.

Dois estudantes marfinenses, Fanta e Karamoko, estão apaixonados e querem casar. Nascidos na mesma aldeia, seus respectivos pais se conhecem bem. Mas Karamoko Kouyaté, filho de griô, não pode casar com Fanta, filha de um descendente direto das famílias ilustres do Mandigue. Apesar do mundo em plena transformação, ambas as famílias se opõem ao casamento entre seus filhos para preservar a tradição.

Dia 18, às 16h:

Buud Yam (França, 1997 – 99’ - pb). De Gaston J-M Kabore.

Com Amssatou Maiga, Serge Yanogo, Sévérine Ouddouda.

Wend Kuuni foi encontrado quase morto na selva quando era criança e foi adotado por uma família. Apesar de ter sido aceito pela comunidade da aldeia continua a ser tratado como um forasteiro. A vida em família decorre serena até o dia que Poghnéré, sua irmã adotiva, fica gravemente doente. Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte. Sai então de sua aldeia adotiva e começa uma jornada iniciática que o conduzirá rumo às suas próprias raízes.

Prêmio Etalon de Yennenga, Fespaco 1997

Às 20h:

História de um Encontro / Histoire d'une Rencontre (França, 1983 – 80’ - pb). De Brahim Tsaki.

Com Alan Gill, Boumediene Belasri, Carine Matthis.

Duas crianças surdas e mudas - ela, filha de um engenheiro americano; ele, filho de um camponês argentino - encontram-se e conseguem se comunicar, ultrapassando todas as barreiras culturais que os separam.

Dia 19, às 16h:

História de um Encontro / Histoire d'une Rencontre (França, 1983 – 80’-pb). De Brahim Tsaki. -reprise

Às 20h:

Buud Yam (França, 1997- 99’- pb). De Gaston J-M Kabore. - reprise









Dia 20, às 16h:

Muna Moto (França, 1974 – 89’ - pb). De Jean-Pierre Dikongué-Pipa.

Com David Endene, Jeanne Mvondo. PB. Duração 89’.

Ngando e Ndomé se amam. Ngando quer casar com Ndomé, mas a família de Ndomé lembra-lhe que ele deve pagar o dote. Orfão, ele recorre ao tio para ajudá-lo a cumprir esta obrigação tradicional. Mas o tio, que não consegue ser pai apesar das três esposas, decide casar com a moça, sem saber que ela está grávida de Ngando.

Às 20h:

Heremakono - Esperando a Felicidade (França/França/Mauritânia, 2002 – 95’ – col.). De Abderrahmane Sissako. - reprise

Nenhum comentário: