A partir deste sábado, dia 21, a Cinemateca de Curitiba sedia a Mostra de AVEC de Cinema. Organizada pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, a mostra exibirá 20 filmes recentes dos diretores paranaenses. Segundo o presidente da AVEC, Pedro Merege, esta é a oportunidade para o público em geral conhecer o cinema de qualidade que é realizado no Paraná. “Estamos num momento muito interessante da produção audiovisual paranaense. Novos realizadores estão surgindo e, junto com os mais experientes, estão conseguindo produzir um cinema que tem a cara do Paraná”, destaca ele.
No primeiro dia, entre os filmes que serão exibidos está “Booker Pitman”, do londrinense Rodrigo Grota. O premiado curta-metragem relata a passagem do músico de jazz norte-americano, pai da cantora Eliana Pittman, pela Londrina dos anos 50.
Nascido em 1909, em Dallas, nos EUA, Booker Pittman ficou conhecido no Brasil nos anos 50 e 60 por ter se apresentado por diversas vezes com ícones da música popular brasileira.
Sua vinda a Londrina lhe apresenta uma nova paixão: antes viciado em cocaína, Pittman se torna obcecado por cachaça. Intensificando o alcoolismo, Pittman passa a perambular entre bares e prostíbulos, tornando-se um quase anônimo. Passa seis anos em Santo Antônio da Platina. No Rio de Janeiro, no final dos anos 50, uma revista de circulação nacional noticia sua morte. Um amigo íntimo, desconfiado, resolve vir ao Norte do Paraná onde encontra o músico como pintor de parede em um prostíbulo em Cornélio Procópio, em 1957. Depois de passar três meses se recuperando numa fazenda para se livrar do alcoolismo, Booker se apresenta em 1958 em São Paulo junto a um amigo antigo: Louis Armstrong.
Com as próprias mãos
Outro curta premiado em exibição no primeiro dia da Mostra é “Com as próprias mãos”, do diretor Alysson Muritiba. Num imenso galpão abandonado os instintos animais de auto-preservação e destruição estão colocados frente a frente. Uma Mulher inflige as mais diversas torturas a um Homem a fim de obter respostas. Num sequestro, o preço do resgate é caro demais e quem irá pagá-lo é o próprio sequestrador quando a mãe da vítima o encontra. Contudo as verdades podem ser mais duras do que as dúvidas. “Com as próprias mãos” procura responder a indagação: até onde a vingança pode levar uma mulher vitimada pela perda de seu filho?
Debate sobre a relação entre Cinema e Televisão
Além da exibição dos filmes, no sábado, dia 21, às 15 horas, será realizado um debate para discutir a relação entre o cinema e a televisão. De acordo com o mediador do debate, o professor e diretor Eduardo Baggio, a produção contemporânea vem demonstrando que as relações entre os diversos meios audiovisuais são cada vez mais complexas. “A distinção clara entre cinema e televisão, por exemplo, que era nítida, ou se pretendia nítida, hoje não é mais. Assim como as relações complementares entre esses meios também mudaram muito: financiamento, distribuição, narrativa, linguagem e estética”, explica o professor. Segundo ele, para conversar sobre estas e outras questões na relação entre cinema e televisão, é que será realizado o debate.
Além de Baggio, comporão a mesa do debate o professor Renato Pucci, pesquisador de cinema e TV, e um representante da Associação de Produtores e Técnicos de Cinema do Rio Grande do Sul.
Programação
Sábado - 21/11
Em Busca de Curitiba Perdida, de Estevan Silvera
O Cortejo, de Marcos Sabóia e Joba Tridente
Senhor Tende Piedade de Mim, de Nivaldo Lopes
Com as Próprias Mãos, de Aly Muritiba
Booker Pitman, de Rodrigo Grota
Domingo - 22/11
Mapa Imundi, de Beto Carminatti
Maria Angélica, de Francelino França
Devoção, de Geraldo Pioli
Hóspede Secreto, de Fernando Severo
Um Corpo Caiu, de Valdemir Milani
Segunda - 23/11
A Filha do Chefe, de Antonio Marcos Ferreira
Ermos Argênteos, de Josiane Orvatich
Esmarteza, de Pedro Merege
Venha Ver o Por do Sol, de June Meireles
Estrada do Colono, de Salete Machado
Wanabe, de Maurício Ramos Marques
Terça - 24/11
Anjo da Escuridão, de Paulo Zuckow
Ismênio – um caso de amor, de Guto Pasko
Mandarim, de Túlio Viaro
Chuva de Linguiça, de Acir Kochimanski
SERVIÇO:
Mostra AVEC
Data: 21 a 24 de novembro
Horário: 19h30
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – Centro)
Informações: 3321-3252
Ingresso: Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário