A programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante de Goiânia terá a presença dos escritores e jornalistas Ignácio de Loyola Brandão e Luiz Carlos Maciel, dia 20 de outubro, no debate de idéias: Jornalismo Literário – O new journalism e as experiências inovadoras do jornalismo brasileiro. Com mediação do jornalista Rogério Pereira Borges, do O Popular, o encontro acontece na sala 6 do Centro de Convenções de Goiânia. A entrada é gratuita. (Favor retirar senha no local com 1h de antecedência).
O objetivo do debate é discutir sobre o jornalismo literário, no Brasil e no mundo, apresentando o que de melhor foi produzido no gênero. Luiz Carlos Maciel falará sobre sua trajetória como jornalista cultural, incluída aí sua passagem pelo lendário tablóide O Pasquim. Loyola vai falar sobre sua carreira e, em especial, sobre seu trabalho como cronista em jornais de circulação nacional, como O Estado de S. Paulo.
Ignácio de Loyola Brandão é escritor e jornalista. Seu livro O Menino que Vendia Palavras recebeu o prêmio Jabuti 2008, na categoria de Melhor Ficção. Romancista, contista, cronista tem 27 livros publicados entre romances, contos, crônicas, infanto-juvenis. Escreve no Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e faz parte do Conselho de Redação da Carta Editorial, depois de ter dirigido a revista Vogue por 15 anos.
Luiz Carlos Maciel é escritor, jornalista, roteirista. Foi um dos fundadores de O Pasquim, onde era responsável pela coluna Underground, na qual foram divulgadas para o Brasil as primeiras informações sobre o movimento da Contracultura, nos anos sessenta. Trabalhou em jornais no Rio de Janeiro, entre eles Jornal do Brasil, Última Hora e na revista Fatos e Fotos. Editou o semanário Rolling Stone. Foi crítico de teatro para a revista Veja de 1977 a 1979. Em 1996, publicou Geração em Transe (Nova Fronteira,1996), em que aborda diferentes momentos e obras da contracultura brasileira. Em 1998, seu roteiro para o filme de longa-metragem Dolores foi premiado pelo Ministério da Cultura.
CCBB Itinerante
Com o objetivo de levar arte, cultura e lazer a várias capitais do país, o Banco do Brasil realiza mais uma edição do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Este ano, o projeto passará por 18 cidades com eventos sócio-culturais. Durante 95 dias, crianças, jovens e adultos das cinco regiões do país serão beneficiados com eventos nas áreas de música, teatro, literatura, cinema, dança e artes plásticas. O objetivo é democratizar a cultura e revelar novas tendências artísticas, proporcionando a valorização dos talentos locais.
SERVIÇO
Ideias: Jornalismo Literário, com Luiz Carlos Maciel e Ignácio Loyola Brandão
Dia 20 de outubro, às 19h
Entrada gratuita (Favor retirar senha no local com 1h de antecedência).
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Sala ¨6 do Centro de Convenções
domingo, 15 de novembro de 2009
Ignácio de Loyola Brandão e Luiz Carlos Maciel Jr. participam de debate gratuito no CCBB Itinerante
Marcadores:
CCBB Itinerante,
evento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário