CONSUMO NA BASE DA PIRÂMIDE
de Angela da Rocha e Jorge Ferreira da Silva (Orgs.)
Páginas: 256
Nunca antes na história desse país tantas pessoas deixaram a pobreza e ingressaram no mercado de consumo. São cerca de 20 milhões de brasileiros. Este é o estudo dos hábitos de consumo dessa parcela da sociedade brasileira que, muitas vezes prefere comprar um celular da moda em vez pintar as paredes de sua casa. São vários estudos de caso que até podemos dizer que é um trabalho de etnografia, mapeando não apenas os aspectos econômicos – o foco do livro – mas, também, envolvendo na pesquisa até o perfil religioso dos entrevistados (a ética e o consumo do protestante), que influenciam os mesmos hábitos de consumo estudados.
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Angela da Rocha e Jorge Ferreira da Silva reúnem, neste livro, pesquisas e estudos de diversos especialistas sobre o consumidor pobre no Brasil, mostrando que, em pouco mais de uma década, 20 milhões de brasileiros ingressaram no mercado como consumidores e que, nos próximos dez anos, cerca de outros 20 milhões atravessarão a linha que separa os excluídos daqueles que participam do mercado. Como salientam, esses novos consumidores estão mudando a face do consumo no país. E esgrimem dados de impacto: por exemplo, um terço dos membros da classe C tem conta bancária, 25% têm computador em casa, 5% acessam internet com banda larga e 34% têm carro na garagem. A classe C foi responsável, em 2007, por 40% dos computadores vendidos no Brasil, 40% das linhas de celulares, 70% dos apartamentos e casas financiados pela CEF e 70% dos cartões de crédito emitidos.
Estima-se que a classe C brasileira, constituída hoje por aproximadamente metade da população, tenha incorporado cerca de 20 milhões de brasileiros saídos da pobreza. A ascensão social desses brasileiros teve grande impacto no consumo. (...) Este livro reúne trabalhos recentes que buscam revelar esse consumidor invisível e até recentemente marginalizado. (...) Os estudos aqui apresentados lançam um novo e esclarecedor olhar sobre os consumidores pobres urbanos no Brasil. (Leia o sumário em pdf)
Lançando, portanto, um novo e esclarecedor olhar sobre os consumidores pobres urbanos no Brasil – até muito recentemente invisíveis e marginalizados –, este livro, como destaca Everardo Rocha em sua apresentação, “dá voz à base da pirâmide, voz ao outro”. São 12 artigos que falam sobre as necessidades, vontades e desejos dos consumidores de baixa renda, sobre a sua lógica de consumo e o desafio empresarial que representam.
De estudos sobre o significado do crédito para os consumidores pobres à criança no varejo de baixa renda, Consumo na base da pirâmide vai mais além, ao expor o consumo como forma de inclusão social, “por dar acesso a um universo simbólico em que se realizam rituais de pertencimento e identidade” – salientam os organizadores.
Sobre os organizadores
Angela da Rocha é professora no IAG – Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora titular aposentada do Instituto Coppead de Administração da UFRJ.
Jorge Ferreira da Silva é professor no IAG-PUC-Rio, coordenador de Pós-graduação em Administração de Empresas e também de Ensino de Empreendedorismo na PUC-Rio.
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