quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Concerto de Arthur Moreira Lima na Praça Rui Barbosa

A apresentação, às 19h desta sexta-feira (20), integra o projeto “Um Piano pela Estrada”, que leva o pianista a diversas cidades brasileiras.

A Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, transforma-se em palco para o consagrado pianista Arthur Moreira Lima, que se apresenta às 19h desta sexta-feira (20), dentro do projeto “Um Piano pela Estrada”, patrocinado pela Petrobras. A iniciativa inédita permite que o instrumentista leve música a todo o país em um caminhão-teatro de 45 metros quadrados de área de cena.

O evento engloba também o projeto “Um Sorriso pela Estrada”, desenvolvido pelas odontólogas Margareth Garrett e Grasiela Garrett, em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia e apoio do Ministério da Saúde. Em cada cidade, elas visitam uma escola da rede pública e executam um programa educativo de prevenção em saúde geral e bucal. Em Curitiba, o Piá Vila Torres, unidade da Prefeitura Municipal no Prado Velho, foi escolhido para sediar a palestra e as ações práticas, com distribuição de kits de higienização e escovação supervisionada nos “escovódromos”, que são pias portáteis disponibilizadas às crianças. As atividades serão desenvolvidas na sexta-feira (20), às 15h.

Projeto musical – O pianista Arthur Moreira Lima é o criador, produtor, empresário e artista do projeto “Um Piano pela Estrada”, que apresenta concertos por todo o Brasil em um caminhão especialmente adaptado para o espetáculo. O músico transporta toda a infraestrutura, incluindo seus sofisticados pianos de cauda, o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada apresentação, em área de cena), os equipamentos de som e iluminação, além de camarim com ar condicionado e um telão.

Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que reúne, entre outros, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem de pianos, além de quatro motoristas. A caravana do caminhão-teatro conta, ainda, com caminhão de apoio, dois micro-ônibus e dois carros que transportam a equipe.

No concerto, que tem cerca de 90 minutos de duração, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos, ao lado de composições de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Luiz Gonzaga. O programa completa-se com obras do argentino Astor Piazzolla, de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

Serviço:

Apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, dentro do Projeto “Um Piano pela Estrada”, patrocinado pela Petrobras

Data e horário: dia 20 de novembro de 2009 (sexta-feira), às 19h

Local: Praça Rui Barbosa (Centro)

Gratuito

Contato para a imprensa: (48) 3266-4867 e (48) 9961-1117, com Manoel

Edição do Projeto “Um Sorriso pela Estrada”

Data e horário: dia 20 de novembro de 2009 (sexta-feira), às 15h

Local: Piá Vila Torres (Rua Francisco Nunes, 1.360 – Prado Velho)

Atividades dirigidas aos alunos


Nenhum comentário: