segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Wagner Pinto - As cores do invisível


Wagner Pinto

As cores do invisível

Após uma bem-sucedida incursão pela Europa - onde apresentou seu universo pictórico em quatro exposições em Barcelona, Londres e Milão - o gaúcho Wagner Pinto, imprime identidade e força em seus trabalhos. Suas obras transitam entre o sincretismo e a metafísica, inspirando-se nas raízes, culturas afro-brasileiras, ritos, mitos e simbologias da Umbanda, do Candomblé e do Santo Daime, em uma profusão neopsicodélica de cores.

A série Intitulada "Floating" viajou pela Europa entre junho e julho de 2009 e teve suas peças divididas, simultaneamente, para participar de três exposições em galerias nas cidades de Londres (Concrete Hermit: http://www.concretehermit.com/), Barcelona (Rojo Artspace: http://www.rojo-magazine.com/bcn/) e Milão
( Kalpany/Rojo Artspace: http://www.rojo-magazine.com/mil/).

Durante a turnê, Wagner exibiu desenhos, instalações, pinturas, serigrafias em diferentes formatos e suportes, explorando o subjetivo ato de crer e a fusão de diferentes concepções religiosas e folclóricas, já recorrentes em sua obra, sempre de forma contemporânea.

A cenografia utilizada nos espaços foi repleta de elementos da cultura afro-brasileira e do Santo Daime, criando uma atmosfera sincrética e abstrata para a exposição, articulando a obra pictórica com o inconsciente coletivo.

Em Milão o artista também lançou seu livro "Antena" pela Rojo, editora espanhola: http://www.rojo-magazine.com/papel/, com uma compilação de desenhos, fotos, instalações e suas influências. Em formato compacto, capa dura e com 160 páginas, o livro está à venda na própria editora e nas principais livrarias do mundo.

Em setembro, dentro da programação do London Design Festival -http://www.londondesignfestival.com/events/brazil-illustrated-bruno-kurru-wagner-pinto-eduardo-recife Wagner Pinto participou de uma exposição coletiva "Brazil Illustrated" com os artistas Bruno Kurru e Eduardo Recife na Gallery 32 em Londres -http://www.brazil.org.uk/gallery32/, que foi tema de reportagem na WallPaper de novembro. http://www.wallpaper.com/fab40/fab40uk

Foram apresentadas três telas de grande formato combinadas com uma cenografia lúdica utilizando mobiles e fios de contas, que davam tridimensionalidade às peças, que emanavam cores contrastantes.

Em outubro o artista entrou no projeto BOX 3 BASE V - http://www.base-v.org/box3/box3_projeto.shtml , que foi lançado em outubro e contém serigrafias de artistas brasileiros e argentinos. Base-V Box é uma publicação independente editada e concebida pelo grupo Base-V. O projeto reúne em cada edição 25 artistas visuais, em serigrafias de tiragem limitada impressas a mão. A intenção do grupo é criar um objeto artístico acessível e desta forma aproximar a arte do público.

Este terceiro número é uma edição especial que conta somente com trabalhos de artistas de São Paulo e Buenos Aires. Com isso, juntou-se parte da produção artística de duas das maiores cidades da América Latina em uma mesma experiência, uma obra de arte coletiva de preço acessível que representa a originalidade criativa e visual que é desenvolvida paralelamente nestas duas cidades atualmente.

Ainda no mês de outubro, Wagner também participou em outubro da exposição e leilão da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro em São Paulo, idealizada por Thiago Gomide, que abriu no dia 17 desse mês com curadoria de David Quiles Guilló, Cecilia Ribeiro, William Baglione & Isabel Amado. A exposição conta com artistas de renome como Beatriz Milhazes, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Takashi Murakami, Adriana Varejão entre outros: http://www.bolsadearte.com/

Wagner Pinto utiliza técnicas com nanquim, grafite e acrílico sobre papel, variando dimensões, suportes e os formatos. O resultado surpreende pela roupagem abstrata e moderna com que veste os simbolismos de cultos ancestrais, elementos folclóricos fugindo de um lúdico óbvio.

Seu trabalho mescla desenho e pintura, e caracteriza-se pelas camadas de linhas e objetos que resultam numa profusão de cores intensas e contrastantes criando movimento e profundidade.

Wagner Pinto faz parte do coletivo Upgrade do Macaco, criado em Porto Alegre, com o qual fez uma exposição em 2007 no Museu de Arte Contemporânea – MAC.

www.wagnerpinto.com

Nenhum comentário: