quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Raul de Souza comemora sua carreira com show no Paiol




Um dos mais importantes músicos brasileiros festeja 75 anos de vida e 55 anos de trajetória artística com apresentações em Curitiba, na quinta e na sexta-feira (8 e 9).



A versatilidade e o talento do trombonista Raul de Souza invadem o Teatro do Paiol, às 21h desta quinta e sexta-feira (8 e 9), no show que comemora os 75 anos de vida e os 55 anos de carreira desse músico que é considerado um dos nomes mais importantes do cenário artístico brasileiro. O espetáculo conta com a participação dos instrumentistas curitibanos Glauco Sölter (baixo), Endrigo Bettega (bateria), Mário Conde (guitarra) e Jeff Sabbag (teclados), que já acompanharam Raul de Souza em turnês internacionais e com ele gravaram o CD “Jazzmim”, lançado em 2006.

A escolha de Curitiba para sediar um espetáculo tão significativo para o músico explica-se pela estreita ligação que Raul de Souza estabeleceu com a cidade. Aqui ele viveu de 1958 a 1963, servindo à Força Aérea Brasileira, quando respondeu pela organização da banda da corporação, casou, teve filhos e conquistou muitos amigos. Daquela época, o jornalista curitibano Roberto Muggiati – autor de vários livros, com atuação na BBC de Londres e em várias revistas brasileiras – lembra seus contatos com o músico: “Sempre com o trombone debaixo do braço, à procura de almas irmãs na noite fria, juntando-se à turma da Gazeta do Povo, ao contista Dalton Trevisan e ao futuro cineasta Sylvio Back, para quem Raul (com o pianista Guilherme Vergueiro, só trombone e piano) faria a trilha do filme Lost Zweig, em 2002”.

Outras ocasiões mereceram a presença de Raul de Souza na vida musical curitibana, como as participações em edições da Oficina de Música de Curitiba e parcerias com músicos locais. Aliás, o repertório do show que toma conta do Teatro do Paiol reflete sua admiração pelas composições de nossos instrumentistas. No programa estão “Tema para Raul” e “7 Maluco”, de Mário Conde, e “Nos Conformes”, de Glauco Sölter, ao lado das obras “St. Remy”, de George Duke, e “Piano na Mangueira”, de Tom Jobim. O público também irá apreciar criações do próprio Raul, entre elas “Violão Quebrado”, “Yolaine” e “Sweet Lucy”.



Um pouco de história – Nascido João de Souza, no Rio de Janeiro, o músico adotou o nome de Raul por sugestão de Ary Barroso. O então menino João de Souza apresentou-se em um programa comandado pelo compositor, que ficou impressionado com o talento do garoto. O interesse pela música teve início ao ouvir os funcionários da Tecelagem Bangu – onde mais tarde conseguiria seu primeiro emprego – tocando trombone na banda da fábrica que se apresentava nas lojas da tecelagem e em jogos de futebol.

Começou tocando tamborim, depois trompete, tuba, sax tenor e flauta, antes de se encontrar no trombone. Após cinco anos de carreira militar, deixou a aeronáutica e logo passou a tocar com Sérgio Mendes, com quem excursionaria pelos Estados Unidos e Europa. De volta ao Rio de Janeiro, conseguiu emprego na Rádio Mayrink Veiga, encontrando-se com nomes como Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. Participou também de programas de televisão, acompanhando cantores como Roberto Carlos.

Em 1969, mudou-se para o México, ao receber convite de trabalho do baterista Airto Moreira e da cantora Flora Purim, então no auge de suas carreiras. Viveu por vinte anos em Boston, nos Estados Unidos, tendo estudado na Berklee Music College. Mais uma vez, a convite de Airto, mudou-se para Los Angeles, quando o baterista produziu o primeiro disco de Raul. O músico lembra que ficou surpreso ao ouvir os nomes que Airto havia reunido para seu álbum de estreia: o fenomenal sax alto de Cannonball Adderley e o mestre do trombone e seu ídolo, J. J. Johnson, que arranjou e regeu o naipe de metais.

Entre os prêmios recebidos por Raul, nos Estados Unidos, está o título de cidadão honorário de Atlanta (Geórgia). Em 1979, foi classificado pelo terceiro ano consecutivo entre os cinco melhores trombonistas de jazz, pelos leitores da revista Down Beat, e considerado o número um, pelos da New York City Jazz Magazine. Raul também viveu por muitos anos na França, participando de apresentações com o seu grupo francês. Em 2004 foi homenageado no Chivas Jazz Festival - Brasil. Em 2005, lançou no Brasil o CD “Elixir” e, no ano seguinte, o CD “Jazzmim”, gravado em Curitiba, com o grupo NaTocaia.

Atualmente, Raul de Souza vive na França e participa dos mais diversos projetos, inclusive um que mescla funk com batidas eletrônicas. Também se dedica a apresentações de música brasileira com uma pegada jazzística. Considerado um dos mais importantes trombonistas do mundo, Raul de Souza é ainda o inventor do “Souzabone” – um trombone em dó com quatro válvulas, um aperfeiçoamento do trombone de três válvulas que tocou na primeira década de carreira.



Serviço: Show de Raul de Souza e convidados Data e horário: dias 8 e 9 de outubro de 2009 (quinta e sexta-feira) Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) Ingressos: R$ 20

Nenhum comentário: