quarta-feira, 21 de outubro de 2009

HOTEL YOGA



HOTEL YOGA
histórias da Índia
de Maura Moynihan


PÁGINAS: 212

Muito embora com um timming irregular é de se destacar uma India vista sob outros olhos. Destaque para o conto de abertura "Um bom trabalho em Delhi" e " Um alto comissário para os refugiados", (E.C.)

De forma inspirada e envolvente, Maura Moynihan nos transporta para a Índia em Hotel Yoga. Em seis fascinantes histórias, ela mostra um país de grandes contradições, onde a tradição indiana convive com a modernidade, religiões milenares se misturam ao caos urbano e indianos se relacionam com estrangeiros. Repleto de humor e diálogos sagazes, é um livro imperdível para quem quer conhecer melhor esta maravilhosa nação, apontada como uma das futuras grandes potências do século XXI.

Nos anos 1970, Maura Moynihan mudou-se para Nova Délhi com sua mãe e seu pai, Daniel Patrick Moynihan, então embaixador americano na Índia. Moynihan ficou fascinada pelas contradições do país: religiões milenares em meio ao caos urbano, a enorme disparidade entre ricos e pobres, a tradição familiar indiana e o encanto da modernidade ocidental. Três décadas de observação profundamente sensível serviram de inspiração para as histórias desta obra, cujos personagens vêem suas crenças desafiadas ao interagir com pessoas que não fazem parte de sua cultura. Expatriados americanos e britânicos misturam-se a amigos, colegas e serviçais indianos, e suas histórias seguem a mudança ou a estagnação resultante dessa interação. Hari, um jovem criado indiano, espera a ajuda de seu amável patrão britânico para escapar de um casamento arranjado. Melanie, funcionária da embaixada americana, sofre uma desilusão ao descobrir que seu amante casado a usara para conseguir um visto. Num retiro no Himalaia, um grupo de endinheirados se reúne em busca de iluminação espiritual, mas seu altruísmo é testado quando recebem o pedido para ajudar no dote de uma família pobre da Índia. Com diálogos sagazes e cenas envolventes, Moynihan examina como ocidentais e orientais lutam pela dignidade. Repleto de humor e angústia, Hotel Yoga é a formidável estréia na literatura de uma escritora que entende a complexidade e a universalidade dos medos, desejos e esperanças do ser humano.

SOBRE O LIVRO
”Lindamente escrito... ora cômico, ora comovente. Moynihan soube como ninguém ouvir a voz da Índia.“ Peter Bergen, autor de Holy War, Inc.

”Um livro delicioso e encantador, com revelações sensacionais sobre o mundo indiano.“ Ismail Merchant, indicado para o Oscar de melhor diretor e produtor

”Hotel Yoga é uma leitura marcante, inteligente, penetrante, escrita com delicadeza e encanto. Quem procura o melhor da literatura da atualidade não pode perdê-lo!“ John Henneth Galbraith, ex-embaixador americano na Índia

A AUTORA
Por muitos anos, MAURA MOYNIHAN trabalhou como consultora de refugiados na Índia e no Nepal. A escritora também atuou em vários filmes e foi co-criadora da dupla cômica "Moynihan & Green". Andy Warhol a lançou na carreira musical e seu CD Yoga Hotel foi aclamado internacionalmente. Moyhihan divide o tempo com amigos e a família entre as cidades de Nova York e Nova Délhi.



UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: