terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ópera brasileira é atração na Capela Santa Maria


A ópera “Domitila”, de João Guilherme Ripper, com a soprano Marília Vargas, será apresentada neste fim de semana, com sessões às 20h30 de sexta-feira e sábado (21 e 22).

A ópera brasileira “Domitila”, do compositor João Guilherme Ripper, será apresentada na Capela Santa Maria, neste fim de semana, numa produção que reúne renomados artistas da música erudita e do canto lírico. A soprano Marília Vargas representa a personagem Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, figura marcante e controversa na história do Primeiro Império. O espetáculo, com direção cênica de Carlos Harmuch e direção musical de Vânia Pajares, tem sessões na sexta-feira (21) e no sábado (22), às 20h30. O público também poderá acompanhar o ensaio aberto, que acontece na quinta-feira (20), no mesmo horário.
A produção foi uma das contempladas no edital do programa Ópera Ilustrada, do Fundo Municipal da Cultura. A proposta do programa é tornar acessível ao público o repertório operístico. Nesta peça, Marília Vargas atua num monólogo, com acompanhamento do trio formado por Vânia Pajares (piano), Maria Alice Brandão (violoncelo) e André Ehrlich (clarinete). O cenário é de Alfredo Gomes e a produção de Cristiane Alexandre.
Em “Domitila”, o compositor João Guilherme Ripper pôs em cena o último dia da Marquesa de Santos na côrte – o dia em que ela escreve sua última carta ao imperador e amante Pedro I. Injunções na Casa dos Bragança impuseram ao jovem imperador e viúvo uma nova esposa, mas não a que ele desejava e sim outra escolhida, D. Amélia, de estirpe real. Num trabalho de intensa dramaturgia, Ripper traz à tona a emoção de Domitila, que relembra os momentos em que viveu ao lado de D. Pedro, lendo as cartas que recebeu de seu amado.
O diretor Carlos Harmuch, que vive na Suiça desde 1989, onde é professor da Schola Cantorum Basiliensis, disse que se apaixonou de imediato pela ópera. Após várias pesquisas, concebeu as cenas que agora se materializam na voz de Marília Vargas. Segundo Harmuch, o compositor foi muito feliz na escolha das cartas, pinçadas com minúcia e muito acerto para a composição da dramaturgia do espetáculo.
Vânia Pajares, diretora musical, professora de técnica vocal, canto e ópera studio da Universidade de Campinas, analisa que o compositor usou uma linguagem moderna, porém atraente e melodiosa, unindo a música da época (modinhas, lundus, batuques) a sonoridades modernas, mas sempre com equilíbrio. Com isso, compôs uma obra que agrada a todos. As árias, por exemplo, que têm sido de modo geral banidas das óperas modernas, têm um lugar de destaque na obra de Ripper.
Essa ópera, que em 2000 recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, é obra capital na produção operística contemporânea. Nascido no Rio de Janeiro, João Guilherme Ripper graduou-se e cursou mestrado em composição e regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado nos Estados Unidos. Também foi professor em universidades americanas. De volta ao Brasil em 1998, passou a atuar com importantes orquestras brasileiras. Membro da Academia Brasileira de Música, Ripper é atualmente diretor da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Experiência nova – Marília Vargas diz estar encantada com o desafio de representar uma personagem tão complexa e cheia de facetas como é a Marquesa de Santos. Também o fato de estar o tempo todo sozinha em cena é uma experiência nova. A cantora, que iniciou seus estudos com Neyde Thomas e estreou sua carreira no Teatro Guaíra, formou-se na Suíça, e deu impulso à sua carreira com premiações em importantes concursos, participações em festivais e apresentações com grandes orquestras européias.
No Brasil, Marília Vargas tem sido professora convidada de festivais de música. Em 2008, cantou e gravou a obra “Messias”, de Haendel, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coro Madrigale, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Foi convidada para repetir o ”Messias” na Sala São Paulo, desta vez com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Na temporada de 2009, lançou um CD com “Canções Paranaenses” e outro com “Modinhas Brasileiras”, em projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Ainda este ano, Marília fará parte do elenco da ópera “O Cavaleiro da Rosa”, com a OSESP, e da obra “A Criação”, de Haydn, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Serviço: Ópera Ilustrada – “Domitila”, de João Guilherme Ripper, com Marília Vargas. Direção cênica de Carlos Harmuch e direção musical de Vânia Pajares. Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Datas e horários: Ensaio aberto – 20 de agosto de 2009 (quinta-feira), às 20h30, com entrada franca. Apresentações – 21 e 22 de agosto de 2009 (sexta-feira e sábado), às 20h30. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) Informações: (41) 3321-2840

Nenhum comentário: