sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Kant- Uma Leitura Das Tres Criticas



Kant- Uma Leitura Das Tres Criticas
de LUC FERRY

Immanuel Kant
ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724 — Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Depois de um longo período como professor secundário, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos.Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física , matemática ,etc.

Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o Ra cionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).

Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.
BIBLIOGRAFIA


* Crítica da Razão Pura
* Crítica da Razão Prática
* Crítica do Julgamento
* Doutrina do Direito
* Fundamentação da Met afísica dos Costumes
* Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura
* Crítica da Faculdade do Juízo
* 1770;Dissertação sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligível
* 1783;Prolegômenos para toda metafísica futura que se apresente como ciência
* 1785; Fundamentos da metafísica da moral
* 1786; Primeir os princípios metafísicos da ciência natural
* 1793 ; A Religião dentro dos limites da mera razão
* 1797; A Metafísica da moral
* 1798; Antropologia do ponto de vista pragmático

O LIVRO


Nesta obra, Luc Ferry oferece ao leitor uma interpretação sobre as três críticas de Kant. Em 'Kant - Uma leitura das três críticas', o autor abre portas e remove os principais obstáculos para o entendimento de Kant. Segundo Ferry, explicar, por exemplo, por que a ‘Crítica da razão pura’ começa com uma questão aparentemente técnica, mas que, na verdade, é profunda, aquela dos ‘julgamentos sintéticos a priori’; ou, ainda, indicar as razões pelas quais a moral assume a forma, igualmente tão abstrata à primeira vista, de um ‘imperativo categórico’ a partir do momento em que a particularidade do homem, aquilo que compõe sua dignidade e o distingue dos animais, situa-se na sua liberdade ou em sua 'perfectibiliade'.Também esclarece a questão da 'crítica da razão prática', em que Kant analisa as condições de possibilidade para uma moral com pretensão universalista e apresenta o imperativo categórico, forma da lei moral para uma vontade imperfeita. A terceira, 'crítica da faculdade de julgar', investiga os limites daquilo que podemos conhecer pela faculdade de julgar, que leva em consideração não apenas a razão, mas também a memória e os sentimentos.

um lançamento da







Nenhum comentário: