domingo, 26 de julho de 2009

TIRO INDIRETO



TIRO INDIRETO
de Sandra Brown


Páginas:456



Um caso aparentemente simples – a morte de um homem que invade a casa de um juiz, na cidade norte-americana de Savannah – esconde um universo sórdido no qual uma rede de corrupção garante a impunidade para criminosos execráveis. Paixões, ganância e perversidade, somados a total falta de escrúpulos, movimentam os personagens de Tiro indireto, thriller em que a best-seller norte-americana Sandra Brown utiliza elementos clássicos do policial noir para montar um enredo a partir de situações corriqueiras, que poderiam ter saído dos noticiários de jornais da atualidade. À frente das investigações está o sargento-detetive Duncan Hatcher, um policial durão com uma conhecida e assumida fraqueza por mulheres bonitas. Apesar das intervenções de sua parceira DeeDee, sempre pronta a chamar o colega à razão, contendo seus arroubos de violência e criticando suas frequentes conquistas amorosas, Hatcher não resiste aos encantos de Elise Laird, que confessa haver atirado no assaltante no momento em que ele tentava arrombar sua casa. A belíssima Elise é casada com o juiz Cato Laird, odiado por Hatcher desde que absolveu um poderoso chefe do submundo do crime, Robert Savich. Determinado a descobrir a conexão do assaltante morto com os Laird, Hatcher não hesita em arriscar sua integridade e sua própria carreira enquanto busca obstinadamente a verdade. A manipuladora, dissimulada e ré confessa Elise Laird é a típica mulher fatal dos romances policiais clássicos, que Sandra Brown buscou propositadamente homenagear nesta obra, sem esquecer de dotar a personagem de uma faceta melancólica, aumentando o mistério sobre seu passado. O comportamento dúbio da mulher leva o policial a desconfiar da história. Apesar de considerar Elise uma mentirosa, Hatcher deixa de lado a ética profissional, sem jamais esquecer sua responsabilidade, mesmo ao se envolver com Elise, que, aos poucos, apresenta diferentes versões sobre seu relato original antes de desaparecer misteriosamente. Com diversas reviravoltas, a trama magistralmente tecida por Sandra Brown faz o leitor acompanhar a investigação pelo ponto de vista dos policiais. A composição realista dos personagens e a tensão dos acontecimentos são pontuadas por cenas de forte erotismo, uma especialidade da escritora, que também assinou diversas novelas românticas. Em Tiro indireto, Sandra Brown demonstra a agilidade dos mestres da ficção policial que imprimiram sofisticação a um dos mais apaixonantes gêneros da literatura mundial.


A AUTORA
A norte-americana Sandra Brown já escreveu mais de setenta romances, sendo que 55 entraram na lista de best-sellers do The New York Times. Sandra nasceu em 12 de março de 1948, em Waco, Texas, e cresceu em Ft. Worth.

É uma das mais importantes escritoras de romances policiais dos EUA. Iniciou a vida literária em 1981 e desde então já vendeu mais de 70 milhões de exemplares em mais de trinta idiomas. Nascida no Texas, chegou a trabalhar como modelo em programas de televisão.

Vive com o marido em Arlington, no Texas, e na Carolina do Sul. Dela, a Rocco já publicou Inveja, A troca, O álibi, Obsessão, Uma voz na escuridão, Tempo quente e Tiro indireto.

UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: