quarta-feira, 1 de julho de 2009

Orquestra apresenta-se com solo de contrabaixo de Marcos Machado


O contrabaixista Marcos Machado é o convidado do próximo concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, nos dias 3 e 4 de julho,

na Capela Santa Maria.

O próximo concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, marcado para os dias 3 e 4 de julho (sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h30), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, terá a participação especial do contrabaixista Marcos Machado, músico brasileiro que vive atualmente nos Estados Unidos, onde desenvolve carreira como spalla da Meridian Symphony Orchestra. O concerto terá a regência do maestro Wagner Polistchuk.

O programa abre com a orquestra executando as Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Em seguida, serão apresentadas obras de autores contemporâneas – Samskara, do francês Jean-Pascal Beintus (1966), Ponteio e Mini Concerto para Cordas, de Cláudio Santoro (1919-1989), e Nove Variações sobre Paganini, do americano Frank Proto (1931).

Além das conhecidas Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, e da obra Ponteio, talvez a composição de Cláudio Santoro mais executada pelas orquestras brasileiras, o concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba traz algumas novidades. Em sua primeira exibição com a orquestra curitibana, Marcos Machado sugere uma obra de Jean-Pascal Beintus, talentoso compositor francês que também faz trabalhos para teatro e cinema. Foi ele o autor da trilha sonora original dos filmes A última hora (The 11th hour), com Leonardo di Caprio, Syriana, de Alexandre Desplat, e do ganhador do Globo de Ouro O despertar de uma paixão (The Painted Veil).

Outra exclusividade é a obra de Frank Proto, atualmente considerado um dos mais respeitados compositores nos Estados Unidos e com o qual Marcos Machado mantém estreitos contatos. O contrabaixista já trouxe para o Brasil várias composições de Proto, apresentando-as com orquestras brasileiras. O virtuosismo de Marcos Machado chamou a atenção do compositor americano, que o descreveu como “brilhante”. Sua performance com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, na estreia latino-americana da composição Carmen Fantasy, de Frank Proto, foi considerada “espetacular”.

Nascido em Bagé (RS), Marcos Machado iniciou sua formação com o professor Milton Masciadri, no Conservatório de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Continuou os estudos na University of Georgia e obteve o título de doutor em música pela University of Illinois. Paralelamente, aperfeiçoou-se na Europa. Tem feito diversas turnês pela Itália, França, Suíça, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Argentina como spalla e solista. Já se apresentou nos principais festivais europeus, entre eles o Montreux Jazz Festival (Suíça). É também professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi (EUA).

Regência – Diretor artístico da Camerata Antiqua e da Orquestra de Câmara de Curitiba, o maestro Wagner Politschuk tem comandado importantes orquestras, entre elas a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Mendoza (Argentina) e a Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, além da Hermitage São Petersburgo Orchestra, na Suíça. Em seu currículo constam premiações em diversos concursos nacionais e internacionais e, como trombonista, participações de solista convidado em orquestras da Europa.

Serviço:

Concerto da Orquestra da Câmara de Curitiba com o contrabaixista Marcos Machado. Regência de Wagner Politschuk

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).

Data e horário: dia 3 de julho (sexta-feira), às 20h; dia 4 de julho (sábado), às 18h30.

Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) / promoção não cumulativa.

Nenhum comentário: