sexta-feira, 3 de julho de 2009

Museu da Gravura tem workshop de Litogravura com Uiara Bartira

Artista plástica curitibana, responsável pela formação de uma geração de professores, propõe explorar os caminhos dessa linguagem da gravura.



De 6 a 24 de julho, o Museu da Gravura de Curitiba, uma das unidades gerenciadas pela Fundação Cultural de Curitiba, oferece o workshop “Litografia & Litogravura”, comandado por Uiara Bartira, artista plástica curitibana de renome internacional. As turmas, com aulas em horários diferenciados, têm vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas na secretaria de cursos do Centro Cultural Solar do Barão. Informações pelo telefone (41) 3321-3373.

A proposta de Uiara Bartira é agregar artistas interessados nesta linguagem artística, abordando fatos que antecedem a formação e implantação da Casa da Gravura (1980) e do Museu da Gravura de Curitiba (1989 a 1983), processos pelos quais foi a responsável. O encontro no Solar do Barão remete ao processo histórico do Barão do Serro Azul, antigo proprietário da casa que abrigou a Impressora Paranaense, primeira Litografia do Paraná, e que hoje sedia o Museu da Gravura de Curitiba.

Entre os temas a serem discutidos estão os critérios básicos da Litografia e da Litogravura e a familiarização com os materiais ligados a essas linguagens, além do exercício da potencialidade criadora dos participantes. Também serão esclarecidos todos os passos envolvidos na elaboração da obra, desde a preparação da matriz, gravação e acidulação, passando por rolos e prensa, até a impressão da imagem litográfica.

O workshop leva ao Museu da Gravura um dos nomes mais importantes das artes paranaenses. Nascida em Curitiba, Uiara Bartira é formada pela Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em seu currículo constam estudos sobre gravura, desenho e pintura com Fernando Calderari, especialização em Gravura e Desenho, com Roberto DeLamônica e Marshall Glasier, na The Art Students League, além de Fotogravura, com Brenda Zlamony, no Bob Blackburn – Workshop, em Nova Iorque (EUA).

Uiara Bartira foi responsável pela formação de uma geração de professores de gravura. Também foi membro do Conselho de Arte da 21ª Bienal Internacional de São Paulo e curadora geral das IX e X Mostras da Gravura Cidade de Curitiba e da exposição Brasil Reflexão 97 – A Arte Contemporânea da Gravura, eventos da Fundação Cultural de Curitiba. Participou de dezenas de exposições individuais e de mostras oficiais nacionais e internacionais, em cidades como Taiwan, Porto Rico e Paris. Suas obras integram acervos de vários museus e coleções particulares de artes no Brasil, Egito, Austrália e Inglaterra.



Serviço:

Workshop “Litografia & Litogravura”, com Uiara Bartira

Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Data: de 6 a 24 de julho de 2009, de segunda a sexta-feira, com as seguintes opções de horários:

Turma A – das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30

Turma B – das 9h às 12h e das 19h às 22h

Vagas limitadas

Investimento: R$ 50

Inscrições na secretaria de cursos do Centro Cultural Solar do Barão

Informações pelo telefone (41) 3321-3373

Nenhum comentário: