quarta-feira, 22 de julho de 2009

MOSTRA EM HOMENAGEM AO DIA DO ESCRITOR

De 25 a 28 de julho de 2009


Local: Cinemateca de Curitiba


Entrada franca


Dias 25, 27 e 28, às 16h:

Programa 1 (Programadora Brasil - duração 91’) – Classificação 16 anos


A JOÃO GUIMARÃES ROSA (BR/SP, 1968, exp., 13’). Direção de Roberto Santos e Marcelo G. Tassara. Imagens do sertão mineiro (tipos humanos, aspectos geográficos, afazeres domésticos) e trechos narrados do romance “Grande Sertão: Veredas”.

A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA (BR/DF, 2003, ani., 11’). Direção de Ítalo Cajueiro. Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor, esse curta metragem em animação conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre.

BIOGRAFIA DO TEMPO (BR/MG-CUBA, 2004, doc., 8’). Direção de Joana Oliveira e Marcos Pimentel. Uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez.

FRANÇOISE (BR/MG, 2001, fic., 22’). Direção de Rafael Conde. Com Débora Falabella, Fernando Ernesto e Rogério Falabella. Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária. Adaptação do conto homônimo de Luiz Villela.

IMENSIDADE (BR/SP, 2003, fic/exp., 15). Direção de Amílcar M. Claro. Com Débora Duboc. O curta tem como fio condutor "O Navio Negreiro", poema épico abolicionista de Castro Alves. A exemplo de outras obras do período romântico, "O Navio Negreiro" foi concebido para ser lido em praça pública. Idalina, único personagem ficcional do filme, o faz agora pelas ruas da cidade.

MEU NOME É PAULO LEMINSKI (BR/RJ, 2004, doc. 5’). Direção Cezar Migliorin. Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. “Tudo o que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico”.

TRANSUBSTANCIAL (BR/PB, 2003, fic., 17’). Direção de Torquato Joel. Com Walmar Pessoa, Fernando Teixeira, Luiz Carlos Vasconcelos e Carlos Gregório. Uma visão existencialista da obra do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas.


Dia 26, às 16h e

Dia 28 às 20h:

Programa 2 (Curtas Paranaenses – duração 59’) Classificação 16 anos

O CORVO(BR/PR, 1983 – 12’). Direção de Valêncio Xavier. Livre adaptação do poema de Edgar Allan Poe, com base em livre tradução de Reynaldo Jardim.


EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA (BR/PR, 2008 – 14’). Direção de Estevan Silveira. Com Alexandre da Silveira, Alzemiro Amaral, Anna Lajes Pinheiro. Adaptação do conto de Dalton Trevisan, do livro Mistérios de Curitiba. Trata-se de uma releitura de Curitiba dos anos 70.

BALADA DO VAMPIRO (BR/PR, 2007 – 13’). Direção de Beto Carminatti e Estevan Silveira. Com João Luiz Fiani.História de Nelsinho, famoso personagem dos contos do escritor curitibano Dalton Trevisan.

BORGES O HOMEM DOS OLHOS MORTOS (BR/PR, 2006 – 20’). Direção de Nivaldo Lopes. Com Anselmo Orani, Anderson Fagnello e Emílio Pitta. Relata encontro entre Jorge Borges (escritor já recluso) e o jornalista brasileiro Álvaro Alves Faria, em Buenos Aires, na década de 80, pouco antes da morte do escritor argentino.

Nenhum comentário: