quinta-feira, 9 de julho de 2009

História da Bruxaria


História da Bruxaria
de Jeffrey B. Russel e Brooks Alexander


(Tradução: Álvaro Cabral e William Lagos)
Número de páginas: 232

Um livro primoroso com uma fantástica e eclética iconografia, Impossível não nos lembrarmos do chiste de Borges... (E.C.).

O LIVRO

Da feitiçaria antiga à implacável perseguição às bruxas; dos precursores da bruxaria moderna aos recentes movimentos neopagãos. Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander percorrem um longo caminho para contar uma história que está nas entrelinhas da própria História. Uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora.

Freqüentemente listada como uma das obras referenciais para o estudo do tema, "História da Bruxaria" desvenda o lento processo de formação e transformação de um estereótipo que a mentalidade coletiva, a rigor, preserva até hoje. Reais ou imaginárias, as bruxas exerceram um papel singular em várias sociedades de diferentes épocas. Acreditemos ou não, a história não contradiz a máxima: que elas existem, existem.

Ilustrado com mais de 100 fotografias e reproduções artísticas representativas.


OS AUTORES
Professor emérito de história na Universidade da Califórnia, Jeffrey B. Russel também ministra cursos de história e estudos religiosos em Berkeley, Riverside, Harvard, Novo México e Notre-Dame. É autor de mais de uma dezena de livros, dentre os quais se destacam The Devil: perseptions of evil from antiquity to primitive christianity, Ivesting the flat Earth e A history of heaven: the singing silence; além de inúmeros artigos veiculados nas mais diversas publicações.

Jornalista experiente, versado em ciência política e direito, Brooks Alexander é um estudioso das novas religiões e movimentos espirituais. Autor de Witchcraft goes mainstream, tem escrito numerosos artigos sobre bruxaria, neopaganismo e outros movimentos religiosos mais recentes.



UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: