Castrati e outros virtuoses:
a prática vocal carioca sob a influência da Corte de D. João VI
de Alberto José Vieira Pacheco
354 páginas + CD ROM
"No inverno de 1807/08, a Família Real e Corte transferiram sua capital de Lisboa para o Rio de Janeiro. Nos anos que se seguiram a Capela Real se foi restabelecendo, conforme orientações do próprio Príncipe Regente, que insistiu numa instituição da mais elevada qualidade e muito especialmente na contratação de castrati, numa época em que estes estavam desaparecendo na Europa. O virtuosismo destes teve um impacto dramático na música composta sobretudo por Marcos Portugal e José Maurício Nunes Garcia, assim como na prática vocal carioca quer na Capela Real, quer fora. Em Castrati e outros virtuoses, Alberto Pacheco descreve e explica esta transformação, apresentando-nos igualmente os muitos protagonistas, através dos quais este processo se realizou. Um texto da maior importância para aqueles que queiram conhecer melhor o meio musical fluminense durante o período joanino, será de interesse tanto para historiadores quanto para músicos em geral." David Cranmer
CONTEÚDO
Prefácio
Adriana Giarola Kayama
Primeira Parte O Meio Musical Luso-Brasileiro
Capítulo 1 Panorama Musical Português
1.1 – D. João VI e a realidade musical portuguesa
1.2 – O ensino musical
1.3 – A prática vocal e o gosto pelos castrati
Capítulo 2 Panorama Musical Carioca
2.1 – O Rio de Janeiro, sede do império
2.2 – D. João VI: o grande mecenas
2.3 – A música carioca
2.3.1 – A música sacra
2.3.2 – A música dramática
2.3.3 – A música de câmara
2.4 – O ensino musical
Capítulo 3 Cantores Em Atividade No Rio De Janeiro
3.1 – Os castrati italianos
3.2 – Cantores brasileiros
3.3 – Demais cantores europeus
3.4 – Cantores de nacionalidade desconhecida
3.5 – Capelães Cantores
3.6 – Cantores Anônimos
3.6.1 – A presença negra e mestiça
3.6.2 – A presença feminina anônima
Segunda Parte A Prática Vocal Carioca
Capítulo 4 A Cantoria
4.1 – Aspectos da técnica vocal
4.2 – Aspectos Interpretativos
Capítulo 5 – Transformações Na Linha Vocal Solo
5.1 – Antes do Rei
5.2 – A chegada do Rei
5.3 – A influência de Marcos Portugal
Capítulo 6 A Execução Do Repertório De Salão 6.1 – A pronúncia do português cantado
6.2 – Adequação aos gêneros: a modinha e o lundu
6.3 – O vocabulário
Apêndice I: Datas importantes
Apêndices no CD-ROM
Apêndice II: Linha vocal solista na obra sacra do Pe José Maurício
Apêndice III: Linha vocal das dedicatórias presentes na obra sacra brasileira de Marcos Portugal
Apêndice IV: Gráficos de tessitura e extensão vocais
Apêndice V: Documentos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro
Apêndice VI: Dezesseis variações sobre o tema Nel cor piú non me sento segundo Domingos Lauretti
UM LANÇAMENTO
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