quarta-feira, 15 de julho de 2009

ACERVO DA FUNDAÇÃO HANSEN BAHIA É EXPOSTO NA GALERIA DA CAIXA

São 64 gravuras e nove matrizes xilográficas recuperadas pelo projeto "Preservação da Obra de Hansen Bahia"

A Fundação Hansen Bahia traz para Curitiba uma amostra do imenso acervo do gravador que dá nome à instituição, a partir do dia 21 de julho, na Galeria da Caixa.

A exposição apresenta 64 gravuras e nove matrizes xilográficas recuperadas pelo projeto "Preservação da Obra de Hansen Bahia", selecionado pelo Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais, que patrocina a recuperação, a ampliação e a promoção de importantes acervos em todo o país, fomentando ações localizadas de recuperação e disponibilização desses bens à sociedade.

A Fundação Hansen Bahia, instituída em 1976, é responsável pela salvaguarda do legado de Karl Heinz Hansen-Bahia, cujo acervo foi doado em vida à cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Cinco anos depois da morte do artista, a Fazenda Santa Bárbara, sua última residência, em São Félix, foi doada à Fundação Hansen-Bahia. A doação constava do testamento de Ilse Hansen, viúva do artista, falecida em 1983.

O acervo da Fundação é constituído de 13 mil itens, entre gravuras, fotografias, álbuns de recortes, livros, documentos, mobiliário e objetos de uso pessoal. Há também uma biblioteca com cerca de mil títulos – incluindo dezenas de livros publicados ou ilustrados por Hansen-Bahia. As obras em suporte de papel são mais de quatro mil. Já as matrizes xilográficas totalizam 260.

A intenção da curadora Lêda Deborah é levar a exposição “Hansen Bahia- Restauração do Acervo – 73 Obras” para diversos espaços culturais do país, de modo a propiciar maior reflexão sobre a obra e a vida do artista e da arte da xilogravura. Depois de Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, a mostra acontecerá também no espaço da CAIXA Cultural de São Paulo. Em outubro, as obras retornam para exposição nas cidades baianas de Cachoeira e São Félix. “A maior homenagem que se pode fazer a um artista é mantê-lo vivo”, conclui a curadora, que é responsável pelo acervo desde 2003.

Karl Heinz Hansen Bahia (1915- 1978)

“Tudo o que sei e o que sou, devo à Bahia”.

Karl Heinz Hansen, alemão de Hamburgo, tem os primeiros trabalhos artísticos datados dos anos 40. O homem foi sempre o seu grande tema e a xilogravura, uma arte tradicional na Alemanha, a técnica a que mais se dedicou.

Convencido por um diplomata brasileiro na Suécia, onde residia depois da Segunda Guerra Mundial, Hansen chegou ao Brasil em 1950, aos 35 anos, para trabalhar como artista gráfico numa editora de São Paulo. Vinha em busca do futuro promissor e dos encantos naturais de que lhe falara o amigo em Estocolmo.

Mudou-se pela primeira vez para a Bahia em 1955. Ao longo dos três anos seguintes, realizou exposições, lançou álbuns de gravuras, executou painéis, concorreu ao Prêmio de Arte Contemporânea e participou da IV Bienal de São Paulo.

A Bahia, entretanto, não deu ao artista resposta econômica e Hansen voltou, em 1959, para Alemanha. Antes, porém, se despediu com a exposição “A Bahia de Hansen”, mostrando aos baianos o que levaria para o Velho Mundo. Foi neste período que o artista adotou o nome artístico de Hansen Bahia e conheceu seu último amor e musa, Ilse.

A inquietude do artista e o novo amor fizeram Hansen partir para a Etiópia a convite do imperador Salassiè, para fundar uma escola de belas artes em Addis Abeba. Em 1966, no término de sua missão, Hansen voltou definitivamente para a Bahia, onde ficou até sua morte em 1978.

O artista expôs duas vezes em Brasília: em 1973, com a mostra “Novos Trabalhos”; e em 1976, com “Retrospectiva”, exposição promovida pela Embaixada da Alemanha no Touring Club do Brasil, ocasião na qual Hansen ofereceu sua obra, por meio de testamento, à cidade de Cachoeira, instituindo a Fundação Hansen Bahia.

Serviço:

Exposição “Hansen Bahia – Restauração do Acervo – 73 Obras”

Local: Galeria da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro)

Data: Abertura 21 de julho, às 19h30. A exposição permanecerá aberta até o dia 16 de agosto de 2009

Horários de visitação: de terça a sábado das 10h às 21h, e domingos das 10h às 19h

Entrada franca para a exposição

Classificação etária: Livre

Informações: 2118-5114 / 2118-5410

Nenhum comentário: