quinta-feira, 11 de junho de 2009

OS CORVOS DE AVALON

OS CORVOS DE AVALON
de Marion Zimmer Bradley e Diana L. Paxson
Tradução:Márcia Frazão


Páginas:480

Mulheres fortes que desafiam o poder para defender seu povo e suas crenças são as protagonistas de Os corvos de Avalon, mais um volume da saga fantástica imaginada por Marion Zimmer Bradley e desenvolvida por sua colaboradora Diana L. Paxson. A lendária rainha celta Boudica, que liderou uma revolta contra os invasores romanos, mistura-se a personagens ficcionais no livro, que relata sua amizade com a sacerdotisa druida Lhiannon.

Segundo Diana L. Paxson, este é o livro de Mario Zimmer Bradley com maior cuidado às referências históricas. Afinal, Boudica tornou-se uma figura lendária cultuada pelos britânicos que chegaram a relacioná-la, no século XIX, à rainha Vitória, a soberana que esteve no poder por quase 40 anos - o mais longo reinado entre os monarcas britânicos. Partindo de uma idéia de Marion Zimmer Bradley, de que os chefes nativos da Britânia enviariam seus filhos para estudar em Avalon, Diana desenhou uma ligação entre Boudica e Lhiannon, criando um romance histórico entrelaçado ao universo de fantasia criado por Marion, apresentando as origens do que seria a lenda de Camelot, do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda.

O livro apresenta a conquista da Britânia pelos romanos pela ótica das jovens Lhiannon e Boudica, que se conhecem na ilha de Mona (hoje, Anglesey), um importante santuário druida, a noroeste do atual País de Gales. Atendendo a interesses políticos, Boudica se casa com o Prasutagos, rei dos icenos, que viviam na atual região de Norfolk. Lhianon, que vive o dilema de assumir seu amor por um outro sacerdote ou manter-se virgem e casta para atender ao desejo de chegar ao posto de grande sacerdotisa, vai encontrar a amiga quando Prasutagos morre. Boudica protesta quando suas terras são tomadas pelos romanos, que, em represália, violentam suas duas filhas. A rainha, então, conclama as tribos a lutarem contra os invasores.

No ano 61 da era cristã, a crise deflagrada por Boudica quase levou os romanos a abandonarem as terras britânicas. Um símbolo de resistência e coragem, a rainha lendária, cujo nome significa vitoriosa, teve sua personalidade e atos exaltados por historiadores romanos, como Tacitus e Cassios Dio. Entre 70 mil e 80 mil pessoas morreram nas cidades Camulodunon (atualmente, Colchester), Londinium (Londres) e Verlamion (St. Albans). O centro comercial Londinium foi abandonado para os rebeldes, que a incendiaram, matando quem não havia fugido com o governador Suetônio.

Em Os corvos de Avalon, quando Boudica é derrotada por Suetônio, ela pede a Lhiannon que zele por sua família. Os corvos do título são os rapazes que formam a Sociedade dos Corvos – mostrada por Marion Zimmer Bradley em A Casa da Floresta –, integrada pelos filhos das sacerdotisas violentadas por soldados romanos no ataque à Mona. Com esta bem contada história épica, que mescla mito e fantasia, Diana Paxson homenageia Bradley, criadora de personagens femininas tão fortes quanto a inesquecível Morgana, do primeiro livro da série que há décadas encanta milhões de leitores.








AS AUTORAS


Nascida em Albany, Nova York, em 1930, Marion Zimmer Bradley era uma especialista em mitologias de civilizações pré-cristãs. Na década de 1980, sua recriação da saga de Rei Artur em As brumas de Avalon levantou polêmica, pois os arturianos mais ortodoxos não aceitavam o que chamaram de visão feminista da lenda. Traduzida em diversos idiomas, Marion Zimmer Bradley morreu em 1999, aos 69, no auge da fama. Dela, a Rocco publicou A casa da floresta, A senhora de Avalon, Ghostlight, Witchlight, Heartlight, Gravelight, O trílio negro (em parceria com Julian May e Andre Norton), A senhora do trílio e O Trílio de Sangue.

Diana L. Paxton é autora de mais de vinte livros, além de três coletâneas de contos, tendo como tema a magia. Foi colaboradora de Marion Zimmer Bradley em A casa da floresta e A senhora de Avalon. Depois da morte de Marion, desenvolveu suas ideias em A sacerdotisa de Avalon, Ancestrais de Avalon e, mais recentemente, em Os corvos de Avalon.



UM LANÇAMENTO










Nenhum comentário: