A arte que usa flores para expressar sentimentos e emoções completa-se com inovador trabalho fotográfico, em exposição neste fim de semana.
A Ikebana, uma das mais antigas artes do Japão, ganha exposição no Salão Paraná do Memorial de Curitiba, neste fim de semana. A mostra Outono acontece no sábado e no domingo (9 e 10), das 9h às 15h, com 35 trabalhos de alunos da artista plástica Elia Mitsuko Kitamura, formada pela Escola Ohara-Ryu de Ikebana (Japão). O evento também reúne 12 obras do artista Antonio Pedroso, que imprime fotografias de flores em telas de pintura, num inovador trabalho na área fotográfica. A entrada é franca.
O público poderá conferir exemplares de Ikebana, que significa “a arte de expressar-se por meio das flores” ou “o caminho das flores”, e que ostenta uma história de mais de seis séculos. Com suas raízes no Budismo, quando era praticada exclusivamente por monges e aristocratas japoneses, a Ikebana tornou-se popular sem perder seu teor. Desligada da religião, é uma arte que preserva a filosofia de observação da natureza e de autodisciplina como forma de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de expressar sentimentos e emoções.
Serviço:
Exposição Outono, que reúne ikebanas e fotos em tela
Salão Paraná do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
Data: dias 9 e 10 de maio de 2009 (sábado e domingo), com horário de visitação das 9h às 15h
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário