quinta-feira, 9 de abril de 2009

O riso do ogro

O riso do ogro
de Pierre Péju


Páginas: 304

No início dos anos 1960, na floresta que cerca uma pequena e supostamente sossegada cidade da Baviera, ocorre um terrível drama que o segredo e o silêncio rapidamente encobrem.

Paul Marleau é um adolescente francês que está passando uma temporada na Alemanha, na casa de um correspondente. Ele conhece Clara, filha de um antigo médico da Wehrmacht. Filhos da paz, eles compreendem que “fissuras da guerra” se propagam na serenidade aparente de sua época. Guerras que se acreditavam acabadas ou guerras em curso nunca muito distantes.

Mas os anos passam. Clara se torna fotógrafa, e Paul, escultor. Eles se atraem com a mesma intensidade com que fogem um do outro, e seus caminhos se cruzam incessantemente para depois se separarem. Outros personagens transtornam suas existências: Max Kunz, professor de filosofia e ex-soldado da Argélia, Philibert Dodds, artista solitário que mora no Vercors, ou Jeanne, a jovem parteira cheia de energia.

Romance de guerra, romance de amor, meditação sobre o mal, sobre a arte e a felicidade, O Riso do Ogro é a história de todas essas vidas confrontadas com a ambiguidade e a brutalidade do século.

“De uma guerra a outra, os heróis de Pierre Péju tentam esquecer os crimes que os assombram. Uma história grave tratada com delicadeza.” L’Express

“O Riso do Ogro oscila entre o horror e a ternura, em uma no man’s land onde os personagens avançam tateando.”
Valeurs

“Temos nas mãos um romance emocionante e poderoso pelas intrigas e personagens.”


La Quinzaine Litteraire “Um romance de amor e de guerra que nunca esqueceremos.”

Prima
“Como o Schiller de O Visionário, Péju é obcecado pelo problema da culpa e da redenção. A narrativa, desprovida de cronologia, mescla astuciosamente as épocas.” Le Figaro Litteraire

“Romance perturbador, cravado na rocha das selvagerias humanas, da solidão, das guerras, dos amores. Uma grande história trágica, este livro é de uma beleza romântica sem concessões.”
Soir

Um lançamento





Nenhum comentário: