quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mosaicos em exposição no Museu de Arte Sacra


Mauro Antonio Dacol responde pela mostra “Libértula”, que reúne

obras de inspiração religiosa, realizadas em mosaicos.

Usado há milênios como suporte para representação de imagens sacras, o mosaico continua em destaque na arte contemporânea. Um exemplo de sua atualidade é a exposição Libértula, que reúne obras de inspiração religiosa, realizadas pelo artista plástico Mauro Antonio Dacol. A mostra inaugura às 16h deste sábado (2), no Museu de Arte Sacra de Curitiba, um dos espaços da Prefeitura Municipal, e pode ser visitada até o dia 31 de maio, com entrada franca.

As obras em dimensões variadas revelam a criatividade do artista. “Mauro exerce seu trabalho com liberdade, no qual não há limite para o uso de materiais. Misturando diferentes técnicas, sem medo de inovar, consegue transmitir muita emoção”, destaca a mosaicista Bea Pereira. Para ela, o autor abre novos caminhos ao quebrar a idéia de que existe a obrigação de perpetuar um estilo, de seguir uma escola. “É impossível ficar indiferente diante de seus mosaicos”, afirma Bea.

Mosaico – A palavra mosaico é de origem grega e significa “obra paciente, digna das musas”. Digna das musas porque é trabalho de rara beleza, feito com materiais que duram séculos e transmitem um sentido divino de eternidade. Paciente porque exige muita atenção para ser executado.

Formado por fragmentos chamados tesselas, que são colocados e fixados de forma ordenada em uma superfície rígida e unidos por rejunte, é uma arte com registros desde VIII a.C. Os gregos e os romanos utilizaram o mosaico em pavimentos, com tesselas de mármore cortadas regularmente. Com a expansão do Império Romano e da arte cristã, o mosaico passou a integrar a decoração de templos e igrejas. A arte bizantina fez com que as tesselas, antes cortadas de forma regular, passassem a ter formas irregulares e fossem colocadas com diversas inclinações, refletindo a luz e proporcionando um realismo impressionante.

O método de construção do mosaico não sofreu alterações significativas ao longo dos séculos. Os mosaicistas ainda preparam tesselas que são assentadas com algum tipo de adesivo. A grande mudança ocorrida desde o tempo dos romanos fica por conta dos materiais. O mosaico, inicialmente usado apenas na arquitetura, passou a revestir todo e qualquer tipo de objeto.

Atualmente, o mosaico alia idéias inovadoras à beleza das técnicas tradicionais. Nenhum mosaico é idêntico ao outro, pois cada trabalho oferece a oportunidade de criação individual ao incorporar a criatividade nascida do desafio de vencer os limites impostos pela dificuldade no manuseio e corte dos diversos materiais empregados.

Serviço:

Exposição “Libértula”, que reúne mosaicos realizados pelo artista plástico Mauro Antonio Dacol

Local: Museu de Arte Sacra de Curitiba/Masac (Largo da Ordem – Setor Histórico)

Data: de 2 (abertura às 16h) a 31 de maio de 2009

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h

Entrada franca

Visitas agendadas: (41) 3321-3328

Informações: (41) 3321-3265

Nenhum comentário: