quarta-feira, 29 de abril de 2009

Matemágica

Matemágica: História, aplicações e jogos matemáticos - Volume II
de Fausto Arnaud Sampaio


Nº Páginas: 96

Uma das coisas que mais irritam-me, principalmente frente ao quadro de indigência cultural das novas gerações, é o discurso simplista (até de coleguinhas) sobre a inutilidade de tudo o que aprenderam nos bancos escolares. Questionam essas mentes brilhantes o de ter aprendido raiz quadrada, a formula quimica da água, afluentes do rio Amazonas e muitos outros quetais. Esqucem que outros colegas de classe tornaram-se engenheiros, médicos, botânicos, geógrafos etc. A principal vilã sempre é a metemática e tremo só em pensar em nossos engenheiros não saberem e não gostarem de resolver uma pequena equação. Este livro não só é útil aos professores da matéria mas também, um delicioso cala-boca nos que torcem o nariz às matérias que não lhe apetecem. Pano rápido! (E.C.)

O LIVRO
Como os profissionais de arquitetura e decoração lidam com conceitos geométricos para mexer com a nossa percepção do espaço e harmonizar ambientes? Como os astrônomos calculam a distância entre a Terra e os outros astros? O tempo de espera em uma fila de ônibus pode ser estimado com base no uso da matemática?

Essas e muitas outras questões são exploradas neste livro, em que o autor convida o leitor a mergulhar nas ideias, na história e nas aplicações da matemática. E, o melhor, não é preciso muito para explorá-lo: basta saber somar, subtrair, multiplicar e dividir, além de uma boa dose de curiosidade pelos aspectos fascinantes, divertidos e surpreendentes do mundo dos números, das formas e do raciocínio.

Adequada a todas as faixas etárias, a obra é indicada para professores, alunos e seus pais, mas também para o leitor curioso que deseja reencontrar a matemática e, finalmente, fazer as pazes com essa expressão do pensamento tantas vezes mal compreendida nos bancos escolares, mas que tanto tem servido a todos nós.

um lançamento da

Nenhum comentário: