terça-feira, 14 de abril de 2009

Lançamento do livro “O Chão da renúncia”, de Aida Baptista, no Clube Literário do Porto


Recital de poesia de autores angolanos por Leonor Seixas, acompanhada ao piano por Carla Seixas

Piano-Bar - 18 de Abril de 2009

Sábado - 21h30

file:///C:/Documents%20and%20Settings/Aida/Local%20Settings/Temporary%20Internet%20Files/Content.IE5/APV05KBY/Chao+da+Renuncia+O.jpg

"Benguela foi a cidade onde me conheci, cresci e tornei mãe e mulher.

Foi aí que forjei a identidade que carrego nos genes e moldei a minha dupla natureza: europeia, por herança familiar; africana, na incorporação de aprendizagens nascidas de um chão que aprendi a conhecer a partir de uma idade vazia de memórias.

Deixei Benguela no turbilhão da guerra civil, quando a segurança de dois filhos pequenos falou mais alto e ditou um regresso ao chão desconhecido das raízes ancestrais.

Regressei trinta anos depois, na esperança de fechar um ciclo afectivo e profissional que, por razões de natureza pessoal e familiar, fui forçada a encurtar. Durante os dois anos deste meu retorno breve, além das funções oficiais que desempenhei, continuei a prestar a minha colaboração semanal no “Post Milénio”, jornal bilingue voltado para a comunidade lusófona de Toronto, que, presentemente, conta com uma forte presença angolana.

De entre as várias crónicas publicadas, “Chão da Renúncia” é o relato de uma paixão avassaladora, suspensa num desenlace de silêncios sem despedidas. Escolhi-a para título deste livro, porque considero ser a metáfora perfeita da minha relação com Angola - uma história de amor mal resolvida, construída de sentimentos contraditórios e de muitas palavras que ficaram por dizer."

Sobre a autora:
Maria Aida Baptista nasceu em Pinheiros, concelho de Tabuaço. Com uma ano de idade foi para Angola, tendo vivido sempre na cidade de Benguela, onde estudou, casou, teve dois filhos e iniciou a sua carreira de docente. De regresso a Portugal, em 1975, fez a Licenciatura em História e uma Pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade de Coimbra e o Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas, na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1989 foi Leitora de Língua e Cultura Portuguesa do ICALP e Instituto Camões em Helsínquia, Toronto e Benguela. Publicou a sua primeira obra “Passaporte inconformado”, em 2003 e mais recentemente “O chão da renúncia”.


Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

Nenhum comentário: