sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jornalismo Literário é tema de novo programa do Centro Cultural Banco do Brasil


No dia 08 de abril, às 18h30, o Centro Cultural Banco do Brasil dará início à série Jornalismo Literário, que acontecerá uma vez por mês, de abril a novembro. Com mediação do jornalista Alvaro Costa e Silva, o primeiro debate do ciclo tem como tema O New Journalism e as Experiências Inovadoras do Jornalismo Brasileiro e contará com a participação de Luiz Carlos Maciel e Matinas Suzuki. Com curadoria da jornalista e dramaturga Beatriz Carolina Gonçalves, o programa tem entrada gratuita.


"Jornalismo Literário tem por objetivo discutir o que de melhor o jornalismo brasileiro produziu e produz: os livros-reportagem, as biografias de grandes mitos da nossa cultura, as experiências inovadoras da mídia brasileira que deram certo e fizeram história", diz Marcos Mantoan, Gerente do CCBB RJ. E como não existe obra sem autor, o programa contará com alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro: Nirlando Beirão, Fernando Morais, Gilberto Dimenstein, José Arbex, José Louzeiro, Luis Nassif, Paulo César Araújo, Paulo Lins, Ricardo Kotscho, Ruy Castro, Sebastião Nery, Sérgio Cabral, além dos dois jornalistas que abrem a programação, no dia 08.

Matinas Suzuki Jr. é jornalista e coordenador da coleção Jornalismo Literário, da Companhia das Letras. Foi editor-executivo da Folha de S. Paulo, diretor do Grupo Abril, ex-presidente do portal IG e fundador da rede Bom Dia de jornais. É membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta, em São Paulo.

Luiz Carlos Maciel é escritor, jornalista, roteirista. Foi um dos fundadores do lendário Pasquim, onde era o responsável pela coluna Underground, na qual foram divulgadas para o Brasil as primeiras informações sobre o movimento da Contracultura, nos anos sessenta. Trabalhou em jornais no Rio de Janeiro, entre eles Jornal do Brasil, Última Hora e na revista Fatos e Fotos. Editou o semanário Rolling Stone. Foi crítico de teatro para a revista Veja de 1977 a 1979. Em 1996, publicou Geração em Transe (Nova Fronteira,1996), em que aborda diferentes momentos e obras da contracultura brasileira. Em 1998, seu roteiro para o filme de longa-metragem Dolores foi premiado pelo Ministério da Cultura.

O debate O New Journalism e as Experiências Inovadoras do Jornalismo Brasileiro será realizado no Teatro II, com entrada gratuita, sendo que as senhas para o evento devem ser retiradas na bilheteria do CCBB, com uma hora de antecedência ao evento. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CICLO

08 ABRIL

O NEW JOURNALISM E AS EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DO JORNALISMO BRASILEIRO

Debatedores: LUIZ CARLOS MACIEL e MATINAS SUZUKI
Mediação: Alvaro Costa e Silva


06 MAIO
OS GRANDES LIVROS-REPORTAGEM

Debatedores: GILBERTO DIMENSTEIN e JOSÉ LOUZEIRO
Mediação: Alvaro Costa e Silva

03 JUNHO
AS BIOGRAFIAS DE MITOS NACIONAIS

Debatedores: RUY CASTRO e SÉRGIO CABRAL
Mediação: Alvaro Costa e Silva

01 JULHO
OS BASTIDORES DO PODER

Debatedores: RICARDO KOTSCHO e JOSÉ ARBEX
Mediação: Alvaro Costa e Silva

05 AGOSTO
JORNALISMO E DENÚNCIA SOCIAL

Debatedores: NIRLANDO BEIRÃO e PAULO LINS
Mediação: Alvaro Costa e Silva

02 SETEMBRO
AS BIOGRAFIAS DE MITOS NACIONAIS 2

Debatedores: FERNANDO MORAIS e PAULO CÉSAR ARAÚJO
Mediação: Alvaro Costa e Silva

07 OUTUBRO
FATO E FICÇÃO: OS RELATOS DA MEMÓRIA

Debatedores: HELOISA SEIXAS e ZUENIR VENTURA
Mediação: Alvaro Costa e Silva

04 NOVEMBRO
A MÍDIA EM QUESTÃO

Debatedores: LUIS NASSIF e SEBASTIÃO NERY
Mediação: Alvaro Costa e Silva


Data: 08/04/09

Horário: Das 18h30 às 20h30
Local: Teatro II
Capacidade: 158 lugares
Duração: 120 min.
Recomendação: 12 anos

Entrada gratuita: Retirar senhas na bilheteria uma hora antes do evento

Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Informações: (21) 3808-2020
bb.com.br/cultura

Um comentário:

jwagner disse...

a melhor notícia do ano!