De 20 a 26 de março de 2009
Domingo,  22 de março – ingresso a R$1,00
CINEMATECA - Sala  Groff – Rua Carlos Cavalcanti nº 1.174 / fone (41) 3321-3270  (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41)  3321-3252 (diariamente, das 14h30 às 21h) – Ingressos a R$ 5 e  R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60  anos. www.fccdigital.com.br
BASTIDORES DO TEATRO
A LINGUAGEM DO TEATRO,  Br/RJ, 1966, direção de João Bethencourt. Com Fernanda Montenegro,  Fernando Torres, Sergio Brito - 18’. Toda a mágica é mostrada aos  espectadores que participam dos problemas implicados nas diversas fases  da montagem de uma peça – escolha, leitura, ensaio, etc..., até  a estréia para o público.
TEATRO BRASILEIRO:  ORIGEM E MUDANÇA, BR/RJ,  1974, direção de Olney São Paulo.  Documentário. – 12’ Um panorama do teatro brasileiro a partir do  início do século XX. Os comediantes e as mudanças introduzidas nas  raízes do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Teatro Maria Della Costa,  Teatro dos Sete e Cia. Tônia-Célia-Autran no processo de renovação.  A contribuição do Teatro de Arena.
TEATRO BRASILEIRO:  NOVAS TENDÊNCIAS, BR/RJ, 1974, direção de Olney São Paulo, documentário.  – 11’. As diversas tendências por que passou a teatro brasileiro,  a partir de 1957, com o lançamento da peça “O Auto da Compadecida”,  de Ariano Suassuna. As inovações introduzidas por Suassuna, Augusto  Boal, José Celso Martinez Correia, Oduvaldo Viana Filho, Guarnieri  e outros alternaram os conceitos acadêmicos de direção, da utilização  dos recursos de iluminação e cenografia. Essas transformações lançam  as bases de um teatro tipicamente brasileiro, mas comprometido com a  realidade do país.
TEATRO MUNICIPAL,  BR/RJ, 1974, direção de Ruy Santos. Documentário. – 12’. Documentário  que mostra o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como obra arquitetônica  e como local de representação artística, sua localização em contraste  com a arquitetura dos edifícios modernos, os detalhes de sua fachada  e de seu interior, sua decoração, os camarins, o local da orquestra.  O filme mostra o funcionamento do Teatro num dia de espetáculo, e sua  importância cultural.
A FACE E A MÁSCARA,BR/RJ,  direção de Vicente Marques. Com Breno Moroni, Mario Telles, Daniela  Santi. A força da luz, da sombra, da cor, na composição de um personagem;  exercícios de relaxamento, expressão corporal, colocação de voz,  maquiagem; vários momentos de um ator, do camarim ao palco Ficção.  – 15’
Classificação livre para os cinco filmes
De 20 a 22, sessões às 16h e 20h
Entrada francaBEBEL, GAROTA PROPAGANDA (BR/SP, 1967 – 103’). Direção de Maurice  Capovilla, com Rossana Ghessa, John Herbert, Paulo José. Baseado em  texto de Ignácio de Loyola Brandão, primeiro longa-metragem de Maurice  Capovilla feito com poucos recursos e com a colaboração do cineasta  Roberto Santos. A partir da trajetória de uma moça ansiosa por sucesso,  o filme questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a  banalização da mulher. Classificação 14 anos.
Dia 25, sessões às 16h e 20h
Entrada Franca
REFLEXÕES SOBRE O CINEMA LATINO-AMERICANO:
PRATA PALOMARES, BR, 1971, direção de André Faria, com Renato Borghi, Ítala Nandi, Carlos Gregório, Otávio Augusto. – A trama gira em torno de dois guerrilheiros que, cercados pelos inimigos, se escondem numa igreja da fictícia Porto Seguro, aguardando uma oportunidade para escapar em direção à área ocupada pelos seus companheiros. Um dos guerrilheiros se faz passar pelo padre que os poderosos do lugarejo esperam, enquanto o outro permanece escondido fabricando um barco para a fuga. Inesperadamente o falso padre começa a acreditar na nova identidade e procura se transformar em líder messiânico do lugar, envolvendo-se com os poderosos que torturam e matam um líder popular dentro da igreja. O falso padre entra em conflito com o colega guerrilheiro e morre após acreditar-se com poderes miraculosos. Classificação 16 anos.
Após a sessão, debate com o diretor  do filme.
Dia 26, sessão às 19h30
Entrada francaE MAIS
De 20 a 26 de março de 2009
Domingo,  22 de março – ingresso a R$1,00
CINE LUZ  – Rua XV de Novembro  nº 822 / fone (41) 3321-3270  (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41)  3321-3261 (diariamente, das 14h30 às 21h). Ingressos a R$ 5 e R$  2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br
FELIZ NATAL (BR,  2008 – 100’). Direção de Selton Melo. Com Leonardo Medeiros, Darlene  Glória, Graziella Moreto. Homem que trabalha em ferro-velho, cercado  de pedaços e peças enferrujadas, tenta montar o quebra-cabeça da  própria existência e esquecer os fantasmas do passado. Perto do natal  e das festas de final de ano, ele tenta uma reaproximação com a família  disfuncional. A mãe é bêbada e viciada em psicotrópicos; o pai,  separado da esposa, não o aceita; o irmão vive um casamento em crise;  a cunhada está perdida entre as frustrações de um casamento naufragado;  os sobrinhos pequenos crescem rapidamente e cercados por esses dramas  de adultos. Na história ainda estão dois amigos do protagonista, ambos  abandonados no tempo e cujas vidas se resumem em noitadas repletas de  excessos. Classificação 14 anos
Sessões às 15h30, 17h30 e 20h
Sábado, dia 21 – sessões somente às 15h30 e 17h30
Domingo, dia 22  – sessões às 17h e 19h
Pré-estréia:
O SEGREDO DO  GRÃO (França, 2007 – 151’).  Direção de Abdel Kechiche. Com Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida  Benkhetache. Slimane Beiji tem 60 anos e enfrenta um divórcio após  anos de casamento. Sem emprego nem salário, ele é obrigado a seguir  dependente de sua família, transformando-o num homem inútil para a  sociedade e fracassado. Ele resolve focar em seu maior sonho: abrir  um restaurante. Classificação 14 anos.
Sábado, dia 21 -  sessão às 19h30 
KIRIKOU  – OS ANIMAIS SELVAGENS (Kirikou  et les Bêtes sauvages – França/2005 – 75’). Animação dublada.  Direção de Bénédicte Galup e Michel Ocelot.  Kirikou é menino muito pequenino, nascido em  uma aldeia da África Ocidental. O garotinho não alcança nem o joelho  de um adulto, mas terá de enfrentar a poderosa e malvada Karabá, feiticeira  que secou a fonte d’água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens  que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Nessa aventura,  o garotinho enfrenta muitos perigos e percorre lugares que somente pessoas  pequeninas poderiam entrar.  Classificação livre.


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