quarta-feira, 18 de março de 2009

PrasBandas faz invasão cultural no Uberaba

Projeto contemplado pelo Fundo Municipal da Cultura promove

oficinas gratuitas de música, cinema e vídeo, fotografia e astrologia.

A invasão cultural da PrasBandas – Mostra Itinerante de Arte Curitibana, com oficinas gratuitas para alunos a partir de 12 anos de idade, acontece no Bairro Uberaba, a partir deste sábado (21). Idealizado pelo produtor Getulio Guerra, o projeto contemplado pelo edital Festival de Música Independente do Fundo Municipal da Cultura oferece cursos de música, cinema e vídeo, fotografia e astrologia. As aulas serão ministradas aos sábados, durante dois meses, na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, endereço que já está recebendo as inscrições dos interessados.

A proposta de Getulio Guerra é incentivar o potencial criativo das comunidades, descentralizando os locais de acesso às fontes culturais. Nesta primeira etapa, o projeto prevê também, para o dia 10 de maio, uma apresentação na Praça Renato Russo, quando músicos iniciantes da região dividirão o palco com bandas conhecidas do circuito independente da cidade. Posteriormente, o PrasBandas será levado a outros bairros, entre eles Bairro Alto, Campo Comprido, Pinheirinho, Alto Boqueirão, Cajuru, Santa Cândida, Pilarzinho e CIC.

As oficinas – Orientada pelo baterista Johnny Dionysio, a oficina de música terá aulas teóricas e práticas de bateria, abrangendo vários estilos, como pop, rock, jazz, MPB e blues. Os participantes também terão noções sobre o histórico da bateria, aquecimento muscular, teoria musical aplicada, coordenação de mãos e pés, leitura de partituras para bateria, técnicas de caixa, além de prática de banda com trilhas gravadas.

Aulas teóricas e práticas de produção audiovisual estão na programação da oficina de cinema e vídeo, a cargo de Fabiana Bubniak. Serão repassadas informações sobre a história do audiovisual, linguagem cinematográfica, formatos, gêneros, equipe e funções, roteiro, decupagem e storyboard, bem como questões ligadas a equipamento e realização de documentários.

Conceito de fotografia, linguagem fotográfica, equipamentos, pós-processamento e produção de um ensaio integram a oficina de fotografia, comandada por Douglas Fróis. Os alunos não precisam ter câmera fotográfica. A linguagem da astrologia será abordada na oficina dirigida por João Acuio, que comentará as diferentes aplicações desse estudo, com noções de mecânica celeste e caligrafia. Também será mostrado o abecedário da astrologia, com ênfase na mitologia e na poética dos signos do zodíaco.

Serviço:

Oficinas do projeto PrasBandas – Mostra Itinerante de Arte Curitibana, para alunos com idade mínima de 12 anos

Data: início das aulas no dia 21 de março de 2009, sempre aos sábados, com duração de dois meses

Local: Escola Municipal Maria Marli Piovezan (Rua Velcy Bolívar Grandó, s/n – Uberaba)

Inscrições gratuitas no local

Horários e número de vagas:

Oficina de música (com o baterista Johnny Dionysio) – aulas aos sábados, das 14h às 17h (20 vagas)

Oficina de cinema e vídeo (com Fabiana Bubniak) – aulas aos sábados, das 14h às 17h (20 vagas)

Oficina de fotografia (com Douglas Fróis) – aulas aos sábados, das 14h às 17h (20 vagas)

Oficina de astrologia (com João Acuio) – aulas aos sábados, das 9h às 12h (20 vagas)

Show do PrasBandas com alunos das oficinas, bandas do Uberaba e os grupos convidados Anacrônica, Poléxia e Terminal Guadalupe

Local: Praça Renato Russo (Uberaba)

Data e horário: 10 de maio de 2009, a partir das 14h

Entrada franca

Informações: www.prasbandas.mus.br

Contato com Getulio Guerra: geto@prasbandas.mus.br

Nenhum comentário: