sábado, 14 de março de 2009

Meu amor

Meu amor
de Beatriz Bracher


144 p.

Supreendente e envolvente. Beatriz revela-se uma contista do primeiro time.

Meu amor, primeiro livro de contos de Beatriz Bracher, reúne dezoito narrativas breves da autora, mais um poema, "My Love", que encerra o volume e lhe empresta o título. Escritos e reescritos entre 2004 e 2008, esses textos, à primeira vista muito díspares, são intimamente ligados por um olhar crítico e ao mesmo tempo amoroso sobre a vida no Brasil contemporâneo. Ora é uma subjetividade dolorida e sutil que aflora e nos toca; ora é a violência urbana que explode sem disfarces na cara do leitor; ora são personagens do sertão mineiro que se mostram em toda sua humanidade atual, sem concessões ao pitoresco.
É justamente essa variedade um dos pontos fortes do livro, que mostra o arrojo com que Beatriz experimenta e questiona os limites que separam não apenas os gêneros literários, mas também os territórios do urbano e do rural no imaginário literário brasileiro. Isto sem resvalar num regionalismo anacrônico nem no realismo jornalístico, deixando sempre a porta entreaberta para o inesperado, a reveladora poesia do cotidiano, por vezes crua, por vezes diáfana.
Se o romance vence por pontos e o conto por nocaute, como queria o argentino Julio Cortázar, Meu amor vence das duas maneiras ao mesmo tempo. É que no jogo de encaixe e desencaixe desses contos se entremostra uma outra história: a do Brasil de agora.


A AUTORA

Beatriz Bracher nasceu em São Paulo em 1961. Formada em Letras, foi uma das fundadoras da revista 34 Letras e da Editora 34. Em 1994 escreveu com Sérgio Bianchi o argumento do filme Cronicamente inviável e, mais recentemente, o roteiro de O inquilino, em parceria com o mesmo cineasta. Publicou os romances Azul e dura (7 Letras, 2002), Não falei (Editora 34, 2004) e Antonio (Editora 34, 2007). Em 2008, este último recebeu os prêmios Jabuti (3º lugar), Portugal Telecom (2º lugar) e foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura.




Um lançamento da

Nenhum comentário: