quinta-feira, 5 de março de 2009

Maior músico erudito brasileiro, Villa-Lobos é o homenageado do Sarau Paraler deste mês

Maior músico erudito brasileiro, Heitor Villa-Lobos será o artista homenageado do Sarau Paraler de março. Razões não faltam para o tributo: este é o ano em que o cinqüentenário da morte do músico, em 17 de novembro, é celebrado no mundo todo, e, neste mês, comemora-se 122 anos do seu nascimento (05/03).

O sarau começa às 20h na próxima segunda-feira (09/03), na livraria do RibeirãoShopping.

A noite cultural terá espaço para leitura de passagens da vida de Villa-Lobos e para recital de poesias e de textos do modernismo, escola da qual o músico era representante. A atração musical ficará por conta de um pocket show do músico Luís Alberto Cipriano, aluno de mestrado da USP Ribeirão Preto, e do violonista Marco Papa, também aluno da USP. No repertório, preciosidades de Villa-Lobos, como Choros nº 1, Estudo nº 11, Estudo nº 12 e Prelúdio nº5, em solos de violão, e duo de violão e viola caipira na música Trenzinho Caipira.

Parcerias com instituições de fomento à cultura acontecem desde a primeira edição do Sarau Paraler. De acordo com a organização do evento, elas são uma forma de mostrar a produção cultural de Ribeirão nas mais diversas áreas, como dança e poesia, oferecidas ao público nos dois saraus mais recentes, em fevereiro e dezembro.

Amigo de modernistas como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manoel Bandeira, Villa-Lobos foi um dos poucos representantes da música a participar da Semana de Arte Moderna de 1922. Estudioso da teoria música e também um praticante, o músico se iniciou com serestas e choros para depois mergulhar fundo na música do interior do País. É autor de mais de mil composições. Sua obra mais famosa (composta de 1930 a 1945), “Bachianas Brasileiras”, é um conjunto de nove peças musicais resultante de uma alquimia, em que Villa-Lobos misturou música clássica – inspirado pelas composições de Johann Sebastian Bach, daí o título – e um pouco de ousadia, ao utilizar técnicas avançadas de composição e muita brasilidade. Por exemplo, na parte da segunda Bachiana que se chama “Trenzinho Caipira”.

A Paraler

Fundada em 1976, a Paraler especializou-se desde o início em livros e material escolar. Da primeira loja na rua Barão do Amazonas, região central de Ribeirão, a empresa se transformou numa rede de livrarias, com sede na rua Saldanha Marinho e três unidades instaladas em pontos estratégicos da cidade: Paraler Megastore (RibeirãoShopping), Distribuidora Paraler (avenida Independência) e Paraler Unaerp (campus da Universidade de Ribeirão Preto).

SARAU PARALER

Músico homenageado: Villa-Lobos
Onde: Paraler Megastore (RibeirãoShopping – Av. Cel Fernando Ferreira Leite, 1540)
Data: 09/03/2009
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Informações: (16) 2101-7900

Nenhum comentário: