quarta-feira, 18 de março de 2009

LANÇAMENTO DE " Entre Margens de Afectos" NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

O Clube Literário do Porto tem o prazer de o convidar para o lançamento de Entre Margens de AFECTOS”, de Gabriela Silva e Aida Baptista, e pinturas de Manuel Martins, a ter lugar no Auditório do CLP, dia 19 de Março, pelas 21h30.
A apresentação será feita pelo Professor Ivo Machado, autor de Alguns Anos De Pastor (1981), Três Variações De Um Sonho (1995), O Homem Que Nunca Existiu (1997), Cinco Cantos Com Lorca E Outros Poemas (1998), Nunca Outros Olhos Seus Olhos Viram (1998), Adágios De Benquerença (2001).
O prefácio é da autoria de Alzira Silva.
A reserva de direitos da obra é oferecida ao Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro.

“Tu és apenas uma ilha. E não te encantes contigo própria, porque ninguém acredita em ti. Toda a gente sabe que tu e eu, somos assim. Capazes de assaltar a lua, de dizer asneiras, de rir à gargalhada e … momentos depois, jogar à paulada, jogar às escondidas com o tempo e morrer de dor. Este nosso feitio não joga nada a nosso favor.”
- Gabriela Silva
“ A biografia não começa no lugar onde se nasce. Tanto nos espera o berço de ouro, embrulhado em rendas de heráldica abrasonada, como o chão juncado de rosmaninho de uma aldeia por assinalar no mapa. Mas nasce-se sempre do ventre de uma mãe. E com ela percorremos todas esquinas da infância a cruzarem-se com as travessas de afectos que desaguam na praça comum da família.”
- Aida Baptista
Sobre as autoras:

Maria Aida Baptista nasceu em Pinheiros, concelho de Tabuaço. Com uma ano de idade foi para Angola, tendo vivido sempre na cidade de Benguela, onde estudou, casou, teve dois filhos e iniciou a sua carreira de docente. De regresso a Portugal, em 1975, fez a Licenciatura em História e uma Pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade de Coimbra e o Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas, na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1989 foi Leitora de Língua e Cultura Portuguesa do ICALP e Instituto Camões em Helsínquia, Toronto e Benguela. Publicou a sua primeira obra “Passaporte inconformado”, em 2003 e mais recentemente “O chão da renúncia”.

Gabriela Silva nasceu no dia 1 de Julho de 1953, em casa, na freguesia da Fazenda, concelho de Lages, ilha das Flores, onde sempre viveu. Licenciou-se em Português/ Francês pela Universidade Aberta e, apesar de ter desempenhado vários cargos ao longo da sua vida, a docência foi a sua actividade principal sendo, presentemente, professora aposentada. Entre 1984/1988 foi deputada à Assembleia Regional dos Açores. Porém, é na escrita que encontra a sua vocação maior. Anatomia de um sonho, poesia; (In) Confidências e Califórnias de Bruma, 1995; Nem bruxas nem homens maus, 1997; I Love Califórnia, 2000; em Alfred Louis, escritor de emoções, participa com uma Carta Aberta ao poeta e um poema; a antologia bilingue de poesia açoriana On a leaf of a blue tem incluídos dois poemas seus; Concerto a quatro mãos, 2006, em co-autoria com o poeta Américo Moreira e prefácio de Onésimo Teotónio de Almeida; em 2007, Mulher sem Rosto, com ilustrações da pintora Lurdes Maneta, Ilha, edição bilingue de poesia, em parceria com a fotógrafa americana Kristie McLean, (tradução da Prof.ª Drª Katharine F. Baker), uma colecção de postais das Flores com fotos de Sandy Ventura a ilustrar poemas seus, a que foi dada o nome de Palavras a cores e ainda outra colecção de postais, desta vez com fotos de Kristhie McLean e frases em português e inglês, que tomou a designação de Palavras de amor, cenários de liberdade. Nos finais de 2007, publicou Um conto de Natal que tem ilustrações dos alunos do 11º B, turma de Artes, da Escola Básica Integrada das Flores. Na RTP Açores, em 2003, deu rosto e voz a um programa em directo Olhares. Há dez anos que é responsável pelo suplemento Voz do Ocidente do jornal As Flores. Escreve letras para canções e outros eventos culturais destinados a crianças, tendo sido vencedora e premiada em alguns deles. É membro fundador do Lion´s Club Pérola do Ocidente da ilha das Flores, pertencente ao Distrito Múltiplo 115 do Lion's International. É colaboradora da revista Pessoas editada em Genéve, Suíça.

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

Nenhum comentário: