quarta-feira, 11 de março de 2009

Cultura Inglesa Festival abre inscrições worshop sobre projetos de documentários

Até 25 de março, o 13o Cultura Inglesa Festival recebe inscrições para o workshop “Desenvolvimento de Projetos e Formação Profissional”, que será realizado em maio no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, em duas edições: a primeira, nos dias 7 e 8, e a segunda, nos dias 11 e 12, das 10 horas às 17h30. Voltado para produtores e diretores de projetos de documentários em qualquer fase de produção (captação à finalização), o workshop será comandado pela consultora britânica Christina Burnett, uma das profissionais de Cinema e TV mais requisitadas da Europa. A inscrição é gratuita para alunos da Cultura Inglesa. Os não-alunos pagam taxa simbólica de R$ 50,00, a título de despesas administrativas.
Realizado em inglês com tradução consecutiva, cada edição do workshop pretende ajudar os profissionais a desenvolver suas habilidades para a escrita de projetos e propostas, além do aprendizado de mecanismos efetivos para a apresentação de projetos ao mercado internacional, por escrito ou na forma de pitch (termo técnico usado para designar a apresentação das intenções de um filme). Ao final de cada edição, os participantes apresentarão seus projetos para profissionais de canais de televisão convidados. A TV Cultura já confirmou presença.

Para se inscrever é preciso enviar os currículos profissional e acadêmico e a proposta de uma página para o projeto de documentário de filme ou série para o e-mail festival@culturainglesasp.com.br, preferencialmente em inglês. Haverá duas categorias de selecionados: os participantes (no total de 16) e os ouvintes (no total de 20). No encerramento, os alunos estarão automaticamente inscritos nas palestras que o norte-americano Bill Nichols, autor de “Introdução ao Documentário”, dará nos dias 12 e 13 de maio.

“Desenvolvimento de Projetos e Formação Profissional” será o terceiro workshop promovido pelo Cultura Inglesa Festival voltado para o desenvolvimento de profissionais na área audiovisual. Nos dois anos anteriores, os workshops foram comandados por dois nomes de projeção internacional: Miguel Michalski e Phil Parker.
INTENSIVO E PRÁTICO
Com dois dias de duração, cada edição do workshop comando por Christina Burnett será prática e intensiva. No primeiro dia os profissionais trabalharão com a especialista britânica no desenvolvimento de suas propostas escritas e serão introduzidos ao treinamento para pitchs e fóruns internacionais de pitching. No segundo dia finalizarão suas apresentações e pitchs para apresentar, à tarde, seus projetos para profissionais de canais de televisão convidados. As atividades funcionarão como intercâmbio profissional e mecanismo de aperfeiçoamento e adequação do mercado brasileiro aos padrões internacionais.

Christina Burnett já ministrou cursos de treinamento profissional na Alemanha, Bélgica, Rússia, Holanda, Estônia, República Checa, Irlanda, Suécia, Índia, Dinamarca, Suíça, França, Espanha e África do Sul. Entre as organizações que requisitaram seus serviços estão o Channel 4, Scottish Television, European Documentary Network, Broadcasting Commission of Ireland (BCI), Television Business Schooll, Council of Europe e European Broadcasting Union (EBU).

Christina realiza treinamentos para pitching no MeetMarker, o mercado do Sheffield Doc.Fest. Há quatro anos ministra este tipo de workshop no Amsterdam FORUM for International Co-Financing of Documentaries – o maior encontro entre financiadores e produtores de documentários. Ela apresentou palestras sobre preparação de pitchs em festivais internacionais como Celtic Filmand Televison Festival, Danish Television and Journalism Festivals, Open Frame Festival (Nova Déli) e no INPUT (Joanesburgo).

Nenhum comentário: