segunda-feira, 23 de março de 2009

Comissão do MEC quer aplicar novas diretrizes curriculares em 2010

As novas diretrizes curriculares para os cursos de jornalismo podem entrar em vigor já em 2010. Pelo menos essa é a vontade do presidente da comissão criada pelo Ministério da Educação para esse fim, José Marques de Melo.

“É para aplicar o ano que vem. Nós queremos encerrar as atividades em junho e encaminhar a proposta para a avaliação do MEC no segundo semestre. Ano que vem muda o governo e, quando muda o governo, muda tudo. Se isso não convencer vocês...”, diz Marques de Melo, em tom de brincadeira, no encerramento da primeira audiência pública promovida pela comissão na manhã desta sexta-feira (20/03), no Rio de Janeiro.

Cerca de 50 pessoas, entre coordenadores de curso, professores e estudantes de jornalismo participaram da reunião. Todos tiveram a oportunidade de opinar e apresentar ideias para a construção das novas diretrizes curriculares. Temas como a qualificação dos docentes, seleção de alunos, dupla formação, interdisciplinaridade e estágio curricular foram levantados.

“As audiências públicas são extremamente relevantes porque eu creio que essa discussão sobre as diretrizes curriculares se vincula a um projeto que é uma formação de qualidade para os cursos de jornalismo que vai garantir o avanço do processo democrático no País”, avalia o coordenador do curso de jornalismo da PUC/Rio e diretor-científico do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Leonel Aguiar.

"Se for ruim, fecha"
Alguns estudantes presentes criticaram a abertura indiscriminada de faculdades particulares e a falta de investimento nas instituições públicas. Por sua vez, o diretor de coordenação e supervisão da Secretaria de Educação Superior, Paulo Wollinger, defendeu a abertura de mais universidades.

“Quanto mais gente nas faculdades, menos pontos de drogas no País”, afirmou Wollinger, complementando que a abertura de novas faculdades não está diretamente relacionada à qualidade de educação. “Se for ruim, fecha”.

A audiência pública realizada nesta sexta-feira recebeu contribuições da academia. “Foi muito boa, muito positiva. A gente viu que há diferenças de posição e vamos confrontar. Agora vão vir o mercado e a sociedade civil”, disse Marques de Melo. As próximas reuniões estão marcadas para Recife (PE), no dia 24/04, e São Paulo (SP), no dia 18/05. A comissão também recebe contribuições por e-mail até o dia 30/03.

Nenhum comentário: