sábado, 14 de fevereiro de 2009

PUC-SP oferece curso inédito de Processos Criativos em Dança Contemporânea

Para muitos, a dança é uma forma de organizar o pensamento do corpo e os processos criativos encontram na dança contemporânea um ambiente de exploração inesgotável. Com esse curso, a PUC-SP inaugura uma nova área da extensão na universidade, relacionada à área de conhecimento e linha de pesquisa do Departamento de Linguagens do Corpo.

Além de se preocupar em promover a reflexão e a prática dos processos criativos em dança, o curso oferecido por intermédio da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), propõe um intenso debate sobre as formas de criação, oferecendo subsídios para a elaboração de diferentes sistemas de construção coreográfica contemporânea.
O objetivo da extensão é propiciar a experiência de metodologias de trabalhos diferentes para a construção de vocabulários próprios e encontrar modos de organização coerentes com a construção de um texto contemporâneo.
Trata-se de um curso prático, mas fortemente ancorado em bases teóricas. Seu conteúdo foi divido em dois módulos distintos, que promovem o encontro com dois criadores-intérpretes da cena de dança contemporânea paulista.
Intitulado de "Investigação da Dramaturgia do Corpo", o primeiro módulo será oferecido pela criadora-intérprete Vera Sala, que centrará a experimentação nos processos de criação partindo do entendimento do movimento como um processo contínuo de alterações e atualizações do corpo.

A criadora-intérprete Gaby Imparato ministrará o módulo "Uma visão sistêmica para a criação da dança cênica", que propõe explorar o trânsito de informações entre corpo e ambiente como estímulo para o processo de criação coreográfica.
Ao longo do curso, o aluno poderá participar de debates com os professores antes e depois de cada módulo e apresentar as questões desenvolvidas durante a experiência. Também haverá discussão e análise dos textos adotados como interlocutores do processo de criação em dança cênica.Justificar
Dirigido a estudantes de dança, professores da área e artistas interessados em refletir sobre o processo de criação em dança cênica contemporânea, o curso tem início em 04 de Março e aulas sempre as quartas-feiras, das 19 às 22h30, no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes – São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Nenhum comentário: