domingo, 25 de janeiro de 2009

Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês

Traços Ideogramáticos na
Linguagem dos Animês

de Patrícia Borges


160 Páginas • 1 a Edição

"Patrícia Borges nos mostra como a linguagem dos mangás e animês, principalmente na obra de Osamu Tezuka, está repleta das idéias de Sergei Eisenstein, que no cinema utilizava imagens fragmentadas para compor um único momento na ação. E é exatamente esta complexidade da imagem que faz com que os ani- mês e mangás sejam tão característicos e diferentes da produção ocidental. Se, por sua vez, Eisenstein se utilizou dos ideogramas para compor a teoria da imagem, Tezuka utilizou-se fartamente dos recursos cinematográficos para enfatizar cada detalhe da ação de suas histórias. Edgar Morin já nos ensinou que “imagens complexas exigem pensa- mentos complexos” e Patrícia Borges neste livro leva o leitor a reconhecer a complexidade cognoscitiva de nossa percepção visual num texto fluido e abrangente, deixando claro que “ler”imagens de um mangá ou animê não é para qualquer um. Só para mentes com subjetividade e emoção." Sonia M. Bibe Luyten

A AUTORA
Patrícia M. Borges é doutora pelo
Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Semiótica e pes-
quisadora do Centro de Estudos
Orientais da PUC-SP. Também é
pesquisadora cadastrada no CNPQ
do Observatório de Histórias em
Quadrinhos da ECA/USP e profes-
sora do curso de Artes Visuais da
Faculdade Taboão da Serra onde
ministra as disciplinas Fundamen-
tos da Comunicação Estética, Có-
digos Visuais e Teoria e Crítica da
Arte Brasileira. Atua como artista
multimídia e professora de lingua-
gens audiovisuais desde 2000. Há
mais de quatorze anos vêem se
dedicando ao estudo dos animês
(desenhos animados japoneses)
sob múltiplas abordagens.


UM LANÇAMENTO



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