Traços Ideogramáticos na
Linguagem dos Animês
de Patrícia Borges
160 Páginas • 1 a Edição
"Patrícia Borges nos mostra como a linguagem dos mangás e animês, principalmente na obra de Osamu Tezuka, está repleta das idéias de Sergei Eisenstein, que no cinema utilizava imagens fragmentadas para compor um único momento na ação. E é exatamente esta complexidade da imagem que faz com que os ani- mês e mangás sejam tão característicos e diferentes da produção ocidental. Se, por sua vez, Eisenstein se utilizou dos ideogramas para compor a teoria da imagem, Tezuka utilizou-se fartamente dos recursos cinematográficos para enfatizar cada detalhe da ação de suas histórias. Edgar Morin já nos ensinou que “imagens complexas exigem pensa- mentos complexos” e Patrícia Borges neste livro leva o leitor a reconhecer a complexidade cognoscitiva de nossa percepção visual num texto fluido e abrangente, deixando claro que “ler”imagens de um mangá ou animê não é para qualquer um. Só para mentes com subjetividade e emoção." Sonia M. Bibe Luyten
A AUTORA
Patrícia M. Borges é doutora pelo
Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Semiótica e pes-
quisadora do Centro de Estudos
Orientais da PUC-SP. Também é
pesquisadora cadastrada no CNPQ
do Observatório de Histórias em
Quadrinhos da ECA/USP e profes-
sora do curso de Artes Visuais da
Faculdade Taboão da Serra onde
ministra as disciplinas Fundamen-
tos da Comunicação Estética, Có-
digos Visuais e Teoria e Crítica da
Arte Brasileira. Atua como artista
multimídia e professora de lingua-
gens audiovisuais desde 2000. Há
mais de quatorze anos vêem se
dedicando ao estudo dos animês
(desenhos animados japoneses)
sob múltiplas abordagens.
UM LANÇAMENTO
domingo, 25 de janeiro de 2009
Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês
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