quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Filosofia! Aprovada a implantação na Matriz Curricular: SME de São José/SC


No último dia 09 de dezembro reuniu-se o Conselho Municipal de Educação de São José/SC na Sessão Plenária Ordinária nº 81 para a apreciação e aprovação do Parecer nº 0039/2008 – “Autorização para Implantação da Disciplina de Filosofia na Rede Municipal de Ensino de São José, a iniciar no ano letivo de 2009”.

A Filosofia sendo disciplina como um Projeto, já acontecia na Rede Municipal há pelo menos 10 anos. Agora com a decisão do COMESJ passa a ser disciplina da Matriz Curricular com carga horária, avaliação, programa de conteúdos ..., em todas as séries do Ensino Fundamental. Com a aprovação histórica do Conselho, a Rede Municipal de Educação sai na frente e, torna-se um dos primeiros Municípios do país a oficializar a disciplina de Filosofia em todo Ensino Fundamental.

A decisão história da SME em apresentar o parecer e, do Conselho Municipal de Educação em aprovar, vem coroar um trabalho sério de muitos professores de filosofia da Rede, do Departamento de Filosofia da SME e, do Centro de Filosofia Educação para o Pensar que, sempre esteve junto nas lutas para essa vitória.

A partir da aprovação pelo COMESJ, outros Municípios irão entrar nessa discussão e, com certeza, seguirão os caminhos do Município de São José em Santa Catarina.

Nenhum comentário: