terça-feira, 13 de maio de 2008

Orquestra de Câmara na agenda de fim de semana


Um concerto que reúne obras de Bach é a atração de sexta e sábado (16 e 17), com a Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Marco Damm



Com um programa dedicado a Johann Sebastian Bach, a Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical da Prefeitura Municipal, apresenta-se neste fim de semana, dentro da temporada 2008 patrocinada pela Volvo. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (16), na Paróquia São Pio X, e às 18h30 de sábado (17), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. O violinista Marco Vinícius Damm responde pela direção musical do concerto, que tem como solistas convidados Maria Ester Brandão, no violino, e Zélia Brandão e Marco Aurélio Koentopp, nas flautas.

O repertório reúne as obras Concerto de Brandenburgo Nº 3 em Sol Maior (para cordas e baixo contínuo), Concerto em Lá Menor (para violino, cordas e baixo contínuo) e Concerto de Brandenburgo Nº 4 em Sol Maior (para violino, duas flautas, cordas e baixo contínuo), todas de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Compositor fecundo, Bach foi responsável, de 1723 até o fim de sua vida, pela música religiosa em Leipzig (Alemanha). Nessa época, também foi contratado pelo Príncipe Leopold, em Cöthen, um nobre que amava a arte. Como a corte era calvinista, o compositor ficou isento das exigências religiosas e pode concentrar-se na música instrumental.

Datam desse breve, porém fértil, período os Concertos para violino, os Seis Concertos de Brandenburgo, as Sonatas, Partitas, Suítes e obras para teclado. Coleção de seis peças musicais, os Concertos de Brandenburgo foram compostos por Bach entre 1718 e 1721, e são considerados como expoentes do barroco na música, além de estar entre os clássicos mais populares. Outra obra selecionada para o programa deste fim de semana, o Concerto em Lá Menor sobreviveu na sua forma original e abre com uma figura característica, que forma um elemento repetitivo no movimento.



Marco Damm – Formado em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também leciona, Marco Vinícius Damm tem mestrado em Música pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O músico aperfeiçoou conhecimentos com Mary Bargh, Ruggiero Ricci e Max Rostal e atua como professor convidado de cursos e festivais em todo o Brasil. Atualmente, Marco Damm desenvolve, em parceria com o professor Paulo Bosísio, um curso regular de Técnica e Alta Interpretação Violinística para Jovens Talentos. O violinista foi eleito ensaiador da Orquestra de Câmara de Curitiba, nas temporadas 2008 e 2009.



Os solistas – O concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba conta com solistas convidados que se destacam internacionalmente. A violinista curitibana Maria Ester Brandão, considerada um dos mais expressivos talentos do cenário musical brasileiro, iniciou a carreira no Conjunto da Família Brandão. Graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, lecionou na Universidade de São Paulo – USP e integrou vários conjuntos.

Maria Ester conquistou o primeiro prêmio em todos os concursos dos quais participou, tendo realizado turnês pela Alemanha, Áustria e Suíça, como convidada da Orquestra de Câmara de Blumenau (SC). Foi solista de importantes orquestras, entre elas a Filarmônica de São Paulo. Até 2006, atuou como recitalista, com o Duo Brandão-Watanabe de violino e viola, e hoje é spalla da Camerata Antiqua de Curitiba.

A também curitibana Zélia Brandão é uma flautista que se caracteriza pela versatilidade, dedicando-se aos vários estilos da flauta transversal. A instrumentista participava do Conjunto da Família Brandão e formou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Especialista em flauta barroca pela Schola Cantorum Basiliensis (Basel – Suíça), realiza apresentações de música barroca com instrumentos originais e, desde 1984, escreve e interpreta seus próprios espetáculos de música cênica. Em 1994, a flautista iniciou uma pesquisa de música popular brasileira e desde então tem integrado diversos grupos de choro e MPB. Também atua como professora, no Conservatório de MPB de Curitiba.

Igualmente formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde leciona atualmente, o flautista curitibano Marco Aurélio Koentopp foi aluno do maestro Osvaldo Colarusso, em harmonia e orquestração. Professor dos cursos de música da Universidade Federal do Paraná (2003 a 2005) e dos festivais paranaenses de Música de Cascavel (1996 a 2005) e Maringá (1999), Marco Aurélio também atuou como assistente e tradutor dos professores Michel Debost e Kathleen Chastain, na Oficina de Música de Curitiba (2002 a 2005) e em Jaraguá do Sul – SC (2006 e 2007).



Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Marco Damm, dentro da temporada 2008 de concertos, patrocinada pela Volvo.

Data: 16 de maio de 2008 (sexta-feira), às 20h

Local: Paróquia São Pio X (Rua Hermes Fontes, 1073 - Batel)

Entrada franca

Data: 17 de maio de 2008 (sábado), às 18h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: