terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Documentário registra encontro de fandangueiros


A Cinemateca de Curitiba promove na próxima quarta-feira (10), às 19h30, o lançamento do mais novo documentário do cineasta Geraldo Pioli. Com 50 minutos de duração, o filme Caiçara foi concebido a partir do registro do II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, realizado em julho, na cidade de Guaraqueçaba (PR). Mais de 30 grupos do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro participaram do encontro, repleto de música, dança e reflexões sobre a preservação das tradições culturais.

O filme mostra o significado do fandango na vida do caiçara. “É um musical alegre e muito participativo que revela, acima de tudo, o envolvimento de muitos jovens e crianças com o fandango”, diz Geraldo Pioli. A constatação é um alento para aqueles que sempre lutaram pela preservação das raízes culturais paranaenses.

“Muitos jovens abraçaram o modo de vida simples do caiçara com muito orgulho. Eles apreciam o fandango não apenas como espectadores, mas como atores no resgate e preservação deste importante ritmo litorâneo”, conta Pioli. O filme registra a alegria de jovens e mestres fazedores e tocadores de rabeca, viola, adufo (pandeiro), bem como a energia de grandes dançadores de fandango.

Geraldo Pioli começou a carreira de cineasta nos anos 80. Dirigiu diversos curtas-metragens, e atuou como produtor executivo e ator. Os trabalhos renderam diversos prêmios ao cineasta, incluindo Melhor Roteiro de Ficção no 4º Festival de Cinema de Recife, com o curta Aldeia, de 35 mm, em 2000. O mesmo filme recebeu prêmios em festivais de Curitiba e Goiás. Outros trabalhos do diretor foram O Candidato (1990), Bento Cego (1999), O Feliz Javali (2000), Templo das Musas (2003) e Devoção (2005).

Serviço: Lançamento do filme Caiçara, de Geraldo Pioli Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1.147 Data: 10 de dezembro de 2008 (quarta-feira), às 19h30 Entrada franca.

Nenhum comentário: