quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Orquestra de Câmara leva tango à Capela Santa Maria


Concertos no fim de semana, sob a regência de Rodrigo Toffolo, têm como solistas convidados Rufo Herrera (bandoneon), Chiquinho de Assis (bandolim e violão) e Elizabeth Fadel (piano).



A Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, executa neste fim de semana um programa que une tango – a cargo do argentino Rufo Herrera – e composições do mineiro Chiquinho de Assis. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de sábado (15), dentro da temporada 2008 patrocinada pela Volvo. O maestro Rodrigo Toffolo responde pela regência dos concertos que têm como solistas, além de Rufo Herrera (bandoneon) e Chiquinho de Assis (bandolim e violão), a pianista Elizabeth Fadel.

Na primeira parte do programa está uma pequena história do tango, proposta pelo instrumentista e compositor Rufo Herrera. Começando com a peça El Choclo, de Angel Villoldo (1861 – 1919), a viagem musical prossegue com a Suíte Buenos Aires Siglo XX, do próprio Herrera, e Adios Nonino, de Astor Piazzola (1921 – 1992), terminando com outra composição de Herrera, Meridianos III. A gradual mudança na orquestração das obras mostra o caminho pelo qual o tango vai deixando os tradicionais cafés argentinos e se incorporando às mais importantes salas de concerto do mundo. Segundo o maestro Rodrigo Toffolo, “é uma sugestão para a orientação da escola portenha na pós-modernidade”.

Na seqüência, a Orquestra de Câmara interpreta composições de Chiquinho de Assis, que também atua como solista de violão e bandolim. Estão reunidas as peças Olympia, Beco do Pilão, Suíte Pau e Corda Pau e Ar e a Suíte In Sonal. A produção de Assis mistura-se às pessoas e lugares da cidade de Ouro Preto (MG), mostrando a ligação entre o compositor e sua terra natal. Para o maestro Toffolo, há uma fusão de elementos que vai além de uma mera paisagem musical: “Em sua obra, Assis revela a alma por dentro das montanhas, confidenciando os segredos da mineiridade”.



Os solistas – Rufo Herrera, nascido em Córdoba (Argentina), em 1933, tem uma trajetória marcada pela diversidade musical dos lugares pelos quais peregrinou, como os países da América do Sul e América Central. No Brasil desde 1963, Rufo esteve primeiramente em São Paulo e, em seguida na Bahia, integrando o movimento de música de vanguarda, ao lado de nomes como Ernest Widner, Lindembergue Cardoso e Walter Smetak. Tempos depois se instalou definitivamente em Minas Gerais, trabalhando como compositor e professor, atividades que lhe renderam o justo reconhecimento com a cidadania honorária de Ouro Preto.

Autor de mais de 100 obras, entre óperas, cantatas, bailados e peças sinfônicas, Herrera estreou em Belo Horizonte, em 2001, a cantata cênica Sertão, Sertões, texto extraído de Guimarães Rosa. Em 2000, o músico criou a Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto, que permanece até hoje em atividade permanente.

O compositor Chiquinho de Assis nasceu em 1977, em Ouro Preto (MG), e é mestre em Música e Sociedade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como violinista, arranjador e compositor da Orquestra de Ouro Preto, além de participar como pesquisador de vários projetos que tratam da imaterialidade da música mineira, como o toque dos sinos e a música dos séculos XVIII e XIX. Recentemente, sua música foi tema de um documentário europeu, assinado pelo cineasta Luc Riolan.

A pianista Elizabeth Fadel iniciou os estudos musicais aos sete anos de idade e hoje é aluna da pianista russa Olga Kiun, no bacharelado em Piano da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Vencedora de diversos concursos de piano, Elizabeth é formada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná, onde também atua como professora de piano.



O regente – Mineiro de Ouro Preto, o maestro Rodrigo Toffolo nasceu em 1977 e iniciou os estudos de música em 1989, aprendendo violino com o professor Moisés Guimarães. Aluno de regência orquestral do maestro e compositor Ernani Aguiar, é mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Toffolo atuou por longo tempo como violinista do Quarteto Ouro Preto e é músico fundador da Orquestra Ouro Preto, coordenador artístico e atual regente titular. Como regente, dedica-se à música histórica de Minas Gerais, tendo em seu repertório, dentre outras, obras de João de Deus de Castro Lobo e José Emerico Lobo de Mesquita. Também é integrante do grupo Bateia, formação camerística que tem como propósito a pesquisa e a interpretação da música brasileira.



Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, dentro da temporada 2008 de concertos, patrocinada pela Volvo. O evento tem como solistas convidados Rufo Herrera (bandoneon), Chiquinho de Assis (bandolim e violão) e Elizabeth Fadel (piano). Datas e horários: 14 de novembro (sexta-feira), às 20h, e 15 de novembro de 2008 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: