sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Escolas de samba recebem recursos ainda este ano A Fundação Cultural de Curitiba distribuirá recursos às escolas de samba contempladas

Escolas de samba recebem recursos ainda este ano

A Fundação Cultural de Curitiba distribuirá recursos às

escolas de samba contempladas no edital ainda este ano,

para auxiliar nos desfiles de carnaval de 2009

As escolas de samba contempladas no edital do Fundo Municipal da Cultura, recebem até dezembro os recursos para o Carnaval de 2009. Os investimentos tiveram um aumento de 20% com relação ao carnaval deste ano. Foram contempladas três escolas do grupo A, três do grupo B e mais o grupo que fará a limpeza da avenida, na abertura dos festejos. Os valores serão repassados numa única vez.

Os cuidados em torno do carnaval visam dotar o evento momesco de um cunho profissional ainda não atingido. O público tem comparecido em número cada vez maior a cada ano, o que é uma prova evidente que as escolas de samba estão evoluindo qualitativamente.

Como parte das ações para incrementar o carnaval na cidade, a carnavalesca Maria Augusta, um dos nomes mais significativos do carnaval carioca, foi convidada para assessorar a Fundação Cultural na formatação do regulamento, no que diz respeito aos critérios de julgamento. Maria Augusta passou a integrar a Comissão do Carnaval de Curitiba na condição de presidente de honra.

Nos dias 29 e 30 de novembro, Maria Augusta ministra um workshop à comissão julgadora para dar-lhes a preparação necessária sobre cada um dos itens a serem analisados. A Comissão está praticamente formada. São 12 os integrantes escolhidos entre os que atuam no meio artístico curitibano.

Esta é segunda vez que a carnavalesca vem a Curitiba. No encontro realizado recentemente com os membros da Comissão do Carnaval e representantes das escolas de samba, ela auxiliou na definição dos quesitos de avaliação: bateria, samba-enredo, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, harmonia, conjunto, fantasia e comissão de frente.

Embora ligada há décadas ao carnaval carioca, Maria Augusta tornou-se mais conhecida nos meios populares ao ser contratada pela Rede Globo para comentar os desfiles das escolas. Na condição de carnavalesca deu ao Salgueiro o título de campeão em 1971 com Festa para um Rei Negro. Em 1993 realizou seu último trabalho para a Beija-Flor de Nilópolis com Uni-duni-tê, a Beija-Flor escolheu você.

Cortejo Real – Também já estão abertas as inscrições para o concurso de escolha do Cortejo Real do Carnaval de 2009. O evento acontece no próximo dia 4 de dezembro, a partir das 21h, na Sociedade Beneficente e Protetora dos Operários (Praça João Cândido). Serão escolhidos o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval.

Os interessados em se candidatar devem fazer a inscrição até o dia 2 de dezembro, na sede da Fundação Cultural de Curitiba (R. Engenheiros Rebouças, 1.732).

acompanhe em

*

Nenhum comentário: