sábado, 29 de novembro de 2008

Dados sobre movimentos populares de Curitiba disponíveis em CD

Pesquisa realizada pela Fundação Cultural, que mapeou cerca de 2 mil manifestações culturais populares de Curitiba, estão em CD que será distribuído no II Seminário do Patrimônio Imaterial, que acontece até domingo no Memorial de Curitiba

Os participantes do II Seminário do Patrimônio Imaterial, que está sendo realizado no Memorial de Curitiba, receberão um CD com o mapeamento de cerca de 2 mil manifestações culturais populares existentes na cidade. Resultado de um estudo desenvolvido nos últimos três anos por uma equipe de pesquisadores da Fundação Cultural de Curitiba, coordenada pelo antropólogo Ozanam Aparecido de Souza, o CD traz um cadastro das manifestações registradas nos 75 bairros da capital. O levantamento teve por objetivo alimentar o cadastro da FCC nesta área, mas está disponível a ONGs, pesquisadores e público em geral.

O banco de dados formado pela pesquisa traz registros com entrevistas, e com imagens fotográficas e em vídeo. Reúne ainda cadastros de artistas, grupos culturais, associações de moradores de bairros, eventos populares (entre eles festas religiosas e comemorações cívicas).

Para realizar a pesquisa de campo foram definidas nove categorias de manifestações culturais: artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, dança, literatura, hip-hop, benzedeiras e outras manifestações. Este último item é abrangente: contempla desde festivais sertanejos a grupos teatrais e folclóricos, rodas de capoeira, blocos carnavalescos, artesãos e dança (gauchesca, de salão, street dance, break).

“Com esses dados identificados no mapa, proporcionaremos uma visão inédita sobre o cenário cultural da cidade aos gerentes regionais, à FCC como um todo e aos próprios artistas e grupos locais”, diz o pesquisador Ozanam Aparecido de Souza.

Os participantes do Seminário também recebem o catálogo Patrimônio cultural imaterial – Identificação e Registro. O volume traz os resultados dos projetos contemplados no edital Identificação e Registro do Patrimônio Imaterial, de 2006 e 2007. No catálogo estão reunidos temas cuja diversidade demonstra a importância dos bens culturais de natureza imaterial na cultura curitibana. Outras ações, desenvolvidas pela FCC, de 2006 a 2008, relacionadas a culturas populares, também integram a publicação.

Seminário – O II Seminário de Patrimônio Imaterial iniciou nesta sexta-feira (28) e vai até domingo com apresentação dos resultados dos projetos contemplados:

Neste sábado, às 9h, Emilio Boschilia fala sobre Derradeiros artesãos de uma cultura rural; às 14h, a professora Valéria Oliveira Santos, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, faz exposição sobre o tema Alfaiates e alfaiatarias em Curitiba e, às 15h45, terá o lançamento do documentário O universo hip-hop em Curitiba, de Conceição Aparecida dos Santos, Nivaldo Lopes (Palito), Ozanam Aparecido de Souza e Rafael Lopes de Lima e Silva.

No domingo, às 9h, Patrícia Martins e Allan de Oliveira discorrem sobre Curitiba ao som da viola – uma Canja no circuito de música sertaneja em Curitiba. Um documentário acerca do tema será exibido às 10h45. O seminário encerra ao meio-dia com show de violeiros na Praça Iguaçu do Memorial de Curitiba.

Serviço:

II Seminário de Patrimônio Imaterial

Data: 28 a 30 de novembro de 2008, a partir das 9h

Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina) – R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico

Entrada franca.

Nenhum comentário: