sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Casa da Leitura recebe o nome de Manoel Carlos Karam

O acervo do escritor foi comprado pela Fundação Cultural de Curitiba e a maior parte das obras está na Casa da Leitura. A homenagem a Karam será na próxima terça-feira (2), às 15h.



A Casa da Leitura, unidade da Fundação Cultural de Curitiba localizada no Parque Barigüi, vai receber o nome de Manoel Carlos Karam. A solenidade em homenagem ao escritor e jornalista acontece na próxima terça-feira (2), às 15h, com a apresentação da leitura dramática do texto Bicho de Sete Cabeças. Karam morreu em 1º de dezembro do ano passado. A Fundação Cultural de Curitiba adquiriu por meio do Fundo Municipal da Cultura o acervo de três mil volumes da biblioteca de Karam, incorporada à biblioteca da Casa da Leitura e a outros equipamentos de cultura do município.

Manoel Carlos Karam (1947-2007) era catarinense, mas vivia desde a sua juventude em Curitiba. Ele cursou jornalismo na Universidade Católica do Paraná, publicou sete romances e escreveu 20 peças teatrais. Em 1995, com a obra Cebola, ganhou o prêmio Cruz e Souza de Literatura. Como jornalista, trabalhou em televisão, jornais e na Prefeitura de Curitiba. Também atuou em campanhas políticas.

Seu primeiro livro publicado foi Fontes Murmurantes (1985). Depois vieram O impostor no baile de máscaras (1992), Cebola (1997), Comendo bolacha maria no dia de são nunca (1999), Pescoço ladeado por parafusos (2001), Encrenca (2002), Sujeito oculto (2004) e Jornal da guerra contra os taedos (2008).

Na homenagem ao escritor, a Armadilha Companhia de Teatro fará a leitura dramática do texto Bicho de Sete Cabeças (parte do livro O impostor no baile de máscaras). Com direção de Nadja Naira, a leitura contará com a participação dos atores Diego Fortes, Alan Raffo, Sol Faganelo, Tatiana Blum e Alexandre Nero.



Casa da Leitura - A Casa da Leitura é uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba voltada à pesquisa, estudos e elaboração de projetos relacionados à leitura e à criação literária. Com um acervo de aproximadamente 4.500 volumes, a Casa da Leitura faz empréstimo de livros. Localizada no Parque Barigüi, o espaço também fornece cadeiras e espreguiçadeiras para quem deseja emprestar um livro para ler no parque. No dia 4 de dezembro, a Fundação Cultural de Curitiba inaugura mais uma unidade – a Casa da Leitura Augusto Stresser, no Parque São Lourenço.



Serviço:

Homenagem a Manoel Carlos Karam – Leitura dramática do texto Bicho de Sete Cabeças

Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam (Rua Batista Ganz, 477 – Parque Barigüi)

Data: 2 de dezembro de 2008 (terça-feira), às 15h

Entrada franca.

Nenhum comentário: