quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ópera Ilustrada leva obra de Mozart ao palco da Capela


A ópera “O Rapto do Serralho”, que narra o rapto de uma nobre espanhola por piratas turcos, tem apresentações na sexta e no sábado (24 e 25).

O programa Ópera Ilustrada, contemplado pelo edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba, tem nova edição neste fim de semana, com a obra O Rapto do Serralho, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Sob direção geral e artística de Neyde Thomas e Rio Novelo, o espetáculo conta com a regência do maestro Julio Medaglia, que também atua como comentarista. As apresentações acontecem às 20h30 de sexta-feira (24) e sábado (25), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural.

Com a proposta de tornar acessível ao público um importante repertório operístico, o programa Ópera Ilustrada reúne renomados artistas e cantores. Desta vez, para contar a história de Konstanze, uma nobre espanhola raptada por piratas turcos, sobem ao palco a soprano Kalinka Damiani, o tenor Jeferson Pires, a soprano Lindsay Funchal, o tenor Ricardo Castro, o baixo Claudio Guimarães e o ator Jorge Brasil. O acompanhamento estará a cargo da pianista Ulrike Graf.

O espetáculo, que tem direção cênica de Marcio de Abreu, conta ainda com o Coro Nova Philarmonia, composto por Andressa Marques, Camila Silva, Maria Cristina Medeiros, Kátia Santos, Edilange Xavier dos Santos, Elaine Falco, Maria Carolina Osternack, Silmara Campos, Ananias Neto, Eli Cordeiro Júnior, Alison Silva, João Paulo Broitman, Wantuil Rigoni Neto, João Carlos Moreno e Rodolpho Vieira.

A ópera O Rapto do Serralho, obra composta por Mozart em sua transição para a maturidade, teve estréia em 16 de julho de 1781, em Viena, com elogios à genialidade musical do autor. Elaborada sob a forma de singspiel (que integra o canto ao teatro falado), é semelhante à obra-prima A Flauta Mágica. O libreto de Johann Gottlieb Stephanie Der Jüngere narra um episódio ficcional, que envolve a dama espanhola Konstanze, levada para a Turquia, e seu amado Belmonte, que parte para resgatá-la.

Serviço:

Programa Ópera Ilustrada

Apresentações da ópera O Rapto do Serralho, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), com libreto de Johann G. S. Der Jüngere. Direção geral e artística de Neyde Thomas e Rio Novelo.

Data e horário: dias 24 e 25 de outubro de 2008 (sexta-feira e sábado), às 20h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: