quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Orquestra de Câmara é atração do fim de semana


O músico peruano César Villavicencio responde pela direção musical e solo de flauta doce, nas apresentações de sexta-feira e sábado (10 e 11).



Com um programa que contempla obras de compositores do período Barroco, a Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical da Prefeitura Municipal, apresenta-se neste fim de semana, dentro da temporada 2008 patrocinada pela Volvo. O concerto conta com a direção musical do músico peruano César Villavicencio, que também responde pelo solo de flauta doce. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (10), na Paróquia Bom Pastor, e às 18h30 de sábado (11), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural.

O repertório, que reúne composições de Georg Phillip Telemann (1681 – 1767), Unico W. van Wassenaer (1692 – 1766), Giuseppe Sammartini (1695 – 1750) e Heinz I. F. Biber (1644 – 1704), promete ao espectador uma jornada sensorial. “Isso significa informar, persuadir e deleitar o público através da música”, destaca César Villavicencio. As peças selecionadas são pouco interpretadas em programas de concerto e estão focadas na flauta doce, além de exigirem conhecimento e eloqüência dos músicos.



César Villavicencio – Nascido em Lima (Peru), em 1968, César Villavicencio iniciou seus estudos musicais muito cedo, com aulas de piano, flauta doce e transversal. Em 1986 mudou-se para o Brasil, obtendo o bacharelado em Música. Depois, em 1998, concluiu o mestrado com diploma de solista pelo Conservatório Real de Haia (Holanda). O músico dedica-se também à pesquisa de novas linguagens e, com o apoio da Bolsa Virtuose, desenvolveu uma flauta doce interativa com o meio eletroacústico. O novo instrumento ganhou uma variedade de peças acústicas e eletroacústicas, especialmente criadas para Villavicencio.

De 2001 a 2004, foi professor convidado nos departamentos de Sonologia e Música Antiga e Clássica do Conservatório Real de Haia (Holanda). Atualmente, realiza pesquisa de doutorado na Inglaterra, na área de Improvisação Livre. Villavicencio é membro fundador do conjunto Alma Viva, voltado à interpretação da música dos séculos XVII e XVIII. Também mantém o conjunto Duo Blam!, com o músico-sonólogo holandês Johan van Kreij, dedicado à música com flauta doce e eletrônica. Participou de concertos e gravações da Amsterdam Baroque Orchestra e, periodicamente, conduz projetos, cursos e master classes na Europa, Estados Unidos, Peru e Brasil.



Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de César Villavicencio (também responsável pelo solo de flauta doce), dentro da temporada 2008 de concertos patrocinada pela Volvo. Data: 10 de outubro de 2008 (sexta-feira), às 20h Local: Paróquia Bom Pastor (Rua Victório Viezzer, 810 – Vista Alegre) Entrada franca Data: 11 de outubro de 2008 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: