quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Concerto da Camerata Antiqua com Dario Sotelo

Com Dario Sotelo, Camerata apresenta repertório inédito



As apresentações do fim de semana, na Igreja Bom Jesus e na Capela Santa Maria, contemplam composições inéditas de autores contemporâneos



O próximo concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, neste fim de semana, com o maestro paulista Dario Sotelo, tem um repertório especial, com duas composições de autores latino-americanos contemporâneos que serão executadas pela primeira vez: O Divertimento para Cordas, do colombiano Pedro Sarmiento, e a Missa para Coro Misto, Cordas e Piano, de Edson Beltrami. Serão duas apresentações: sexta-feira (12), às 20h, na Igreja Bom Jesus, e sábado (13), às 18h30, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural.

O concerto, dividido em três partes, começa com a apresentação a capella (sem acompanhamento instrumental) do Coro, que interpreta quatro músicas corais de características e ritmos regionalistas, escritas pelos compositores brasileiros Henrique de Curitiba (1934 - 2008), Ernest Widmer (1927 - 1990), Ricardo Tacuchian (1939) e Ronaldo Miranda (1948). Num segundo momento, a orquestra apresenta em primeira audição mundial da obra Divertimento para Cordas, de Pedro Sarmiento. Ao final, coro e orquestra se juntam para a execução da obra inédita de Edson Beltrami, Missa para Coro Misto, Cordas e Piano, com os seus cinco movimentos - Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, e Benedictus e Agnus Dei.

As músicas cantadas a capella (sem acompanhamento musical) são todas transcrições de poesias de escritores brasileiros. A peça Em tempo de terra e de boi é uma criação de Henrique de Curitiba, feita a partir do poema de Carlos Drummond de Andrade. Ele revela a tentativa pessoal do compositor de traduzir o "gênero caipira" para a linguagem coral erudita. O vento no canavial, de Ernest Widmer, é inspirada no poema de João Cabral de Melo Neto. O poema Canção de barco, de Mário Quintana, foi adaptado para o canto por Ricardo Tacuchian. A composição Belo Belo, de Ronaldo Miranda, procura captar o clima lúdico e lírico do conhecido poema de Manuel Bandeira.

A orquestra entra em cena para apresentar o Divertimento, de Pedro Sarmiento - uma obra que, segundo o maestro Dario Sotelo, marca os cânones próprios da música contemporânea das primeiras décadas do século XX.  Pedro Sarmiento desenvolve intensa atividade musical em seu país, a Colômbia, compondo, regendo orquestras, dirigindo festivais e divulgando a produção erudita latino-americana.  Pelo seu trabalho, recebeu vários prêmios, inclusive uma menção honrosa do Ministério da Cultura daquele país.

A obra de Edson Beltrami, Missa para Coro Misto, Corda e Piano, é dedicada à Camerata Antiqua de Curitiba. Ela segue a forma tradicional, com cinco partes, sendo Benedictus e Agnus Dei considerados juntos. Na apreciação do maestro, a obra de Beltrami é sempre muito rítmica e utiliza cores sonoras muito diversas. Como compositor, ele tem obras executadas e gravadas por músicos dos Estados Unidos, França, Suíça, Rússia e Alemanha. Atualmente é professor de flauta e regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí.



O regente - Dario Sotelo é professor de Regência do Conservatório de Tatuí, mestre em Regência pela "City University" (Londres) e tem atuado em vários festivais como a Oficina de Música de Curitiba e o Festival de Música Brasileira de Wattwill (Suíça). Além disso, já realizou palestras sobre Música Brasileira na Hungria e nos Estados Unidos. Colaborou com vários compositores e arranjadores brasileiros, entre eles Hudson Nogueira, Villani-Côrtes, Sérgio Vasconcellos-Correia, Edson Beltrami, Antônio Carlos Neves Campos e Mário Ficarelli, por meio de encomenda, revisão, edição e primeiras audições com a Orquestra Sinfônica Paulista e a Orquestra de Sopros Brasileira. Coordenou a "I Conferência Sul Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica" e o "I Encontro Nacional de Regentes de Bandas Militares". Desde 2003, Dario Sotelo é membro do Conselho de Diretores da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos de Sopros - WASBE. No início de 2008, Dario Sotelo esteve na Espanha, onde regeu orquestras em La Coruña, Bilbao e Tenerife.







Serviço:

Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, com regência do maestro Dario Sotelo.

Data: 12 de setembro de 2008 (sexta-feira), às 20h

Local: Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa, s/n - Centro)

Entrada franca

Data: 13 de setembro de 2008 (sábado), às 18h30

Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: