terça-feira, 5 de agosto de 2008

UMA BREVE HISTÓRIA DOS TRATORES EM UCRANIANO

de MARINA LEWYCKA

Número de páginas - 322


Após dois anos de viuvez, o coração de Nikolai Mayevski Alexeevich, um imigrante ucraniano octogenário radicado na Inglaterra, volta a bater como o de um adolescente apaixonado depois que Valentina - quase cinco décadas mais moça, loura, voluptuosa, interesseira e manipuladora - cruza o seu caminho. Ele quer escapar da solidão; ela, deixar definitivamente uma Ucrânia abalada pela recente derrocada do comunismo e, de quebra, dar o famoso golpe do baú. Para salvar o pai, as irmãs Vera e Nadezhda terão que abandonar as desavenças e juntar suas forças - o que renderá boas risadas, mas também trará à tona lembranças da sombria história recente da Europa. Vencedor dos prêmios Bollinger Everymen e SAGA, além de finalista do Orange e do Booker, Uma breve história dos tratores em ucraniano, de Marina Lewycka, é uma tragicomédia que, traduzida para 27 idiomas, surpreendeu leitores e críticos de todo o mundo. Para o The Economist, é "instigador de reflexão e intensamente engraçado, um banquete cômico".
Criada na Inglaterra, filha de imigrantes ucranianos, Lewycka tem no sangue a qualidade de saber aliar riso e dor. "O humor negro é intrínseco ao europeu oriental", afirma a autora. "É o humor de pessoas acostumadas a enfrentar terríveis circunstâncias, que escapam por um fio de tragédias, tiram sarro dos poderosos porque não há absolutamente mais nada que possam fazer para conter os abusos do poder, riem porque a única alternativa à risada é a depressão e o alcoolismo - e há muito disso na Ucrânia, também."
Uma breve história dos tratores em ucraniano é um livro fluído e divertido, mas que, por outro lado, tem o raro poder de deixar marcas profundas no leitor.

UM LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: